quarta-feira, setembro 10, 2025
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Evento destaca recursos de matemática voltados para os anos iniciais

O webinário “Matriz de Descritores e Materiais de Formação Matemática – Anos Iniciais”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 9 de setembro, destacou os componentes da Matriz de Descritores e os materiais de formação destinados a apoiar o ensino e a aprendizagem da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental.

A coordenadora-geral de Formação de Professores do MEC, Lucianna Magri de Melo Munhoz, mediou a discussão com as professoras Fabiana Fiorezi de Marco e Mariana Martins Pereira, ambas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e responsáveis pela elaboração do material, que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).

Fabiana Fiorezi iniciou sua apresentação citando o psicólogo russo Lev Vygotsky, enfatizando que “o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”. Ela ressaltou que a prática de ensino e avaliação deve ser integrada, promovendo uma aprendizagem significativa. “O ensino organiza e direciona as aprendizagens, enquanto a avaliação precisa acompanhar, analisar e retroalimentar esse percurso”, explicou.

Mariana Martins complementou afirmando que “a grande contribuição desse material é destacar o que é essencial nos conceitos matemáticos, pois a criança, ao compreendê-los, consegue resolver todas as questões propostas”.

O evento teve como público-alvo integrantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), além de equipes técnicas das secretarias de educação e professores da educação básica.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do segundo ano do ensino fundamental e foca na recuperação das aprendizagens dos alunos do terceiro, quarto e quinto ano que foram afetados pela pandemia. Entre seus princípios, estão a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, além de fomentar a colaboração entre as diferentes esferas de governo e fortalecer as formas de cooperação entre estados e municípios.
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