Publicado em 05/04/2025 09h00 | Atualizada em 05/04/2025 09h03
Rio de Janeiro (RJ) – Nesta sexta-feira, 4 de abril, foi finalizada a exposição da LAAD Defence & Security, que está em sua 15ª edição, tendo o Exército se destacado nas apresentações de recentes inovações tecnológicas e de seu papel na defesa nacional.
Um dos estandes apresentou o Projeto Cobra, idealizado para otimizar as possibilidades de combate do militar. A iniciativa transforma o soldado em um Sistema Completo de Armas, trazendo otimização ao combatente em relação a sua necessidade de letalidade, sobrevivência e consciência situacional.
Além disso, viaturas como o Cascavel NG e o Guarani também fizeram parte da exposição. Na viatura Guarani, o público pôde acompanhar a Demonstração do Acessório de Transporte do Morteiro e Munição (ATMM), que é um sistema para acondicionamento e transporte do Morteiro Médio Antecarga 81 mm. Já a viatura blindada de Reconhecimento Cascavel – Nova Geração, com suas atualizações representam um marco estratégico no fortalecimento da frota blindada do Brasil.
A LAAD 2025 reuniu cerca de 400 expositores de diversas partes do mundo e contou com a presença de delegações de 40 países. A próxima edição está prevista para 2027.
SisFPC na LAAD
Para a participação em um grande evento como a LAAD, o Exército contou também com o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), responsável por estabelecer, junto com o Ministério da Defesa, um Centro de Operações para análise e desembaraço alfandegário no terminal de cargas do Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, além das vistorias de licença de importações para a LAAD e atividades de fiscalização da feira. Além disso, o Sistema é responsável também pelo atendimento aos administradores nacionais e os expositores internacionais na parte do comércio exterior.
Fonte: Exército Brasileiro