A Microsoft anunciou recentemente uma ampliação significativa nas operações do Xbox Research, conforme informado na última segunda-feira, 30 de setembro. O time, que já coletava feedback de jogadores, agora assumirá uma nova missão: fortalecer a voz de estúdios e desenvolvedores de jogos, incluindo aqueles que não estão diretamente envolvidos com os consoles da marca.
A Dra. Deborah Hendersen, líder desta iniciativa, ressaltou a importância de ouvir todos os envolvidos na criação de games. “Se você está desenvolvendo jogos, queremos saber sua opinião. E se você não faz parte do ecossistema Xbox, suas razões são igualmente importantes. Até mesmo quem usa produtos concorrentes pode oferecer insights valiosos”, explicou.
O objetivo é evitar a formação de uma “câmara de eco”, onde apenas perspectivas semelhantes são ouvidas, limitando a diversidade de ideias. Hendersen adverte que a pesquisa deve incluir também a visão fresca de desenvolvedores que não estão na comunidade Xbox, pois suas experiências podem trazer novas abordagens.
Com essa expansão, a Microsoft pretende aprimorar suas práticas de pesquisa. Tradicionalmente, jogadores são os focos principais nas discussões de desenvolvimento, mas a empresa reconhece que isso pode deixar lacunas que precisam ser abordadas. Embora os jogadores sejam sempre a prioridade, as necessidades dos desenvolvedores também são cruciais e podem levar a inovações em ferramentas e processos que potencialmente facilitam o desenvolvimento de jogos.
Para isso, a Xbox Research utilizará uma variedade de métodos, incluindo entrevistas, testes de usabilidade e pesquisas. Atualmente, o programa está disponível apenas para desenvolvedores localizados nos Estados Unidos, mas a Microsoft planeja expandi-lo para outros locais no futuro.
Essa nova abordagem reflete o compromisso da Microsoft em criar um ambiente colaborativo e ouvir uma gama diversificada de vozes na indústria de jogos, garantindo assim que todos tenham a oportunidade de contribuir para a evolução dos produtos.