sexta-feira, julho 25, 2025
HomeGovernoExposição liga o público da SBPC a 40 anos de progressos científicos...

Exposição liga o público da SBPC a 40 anos de progressos científicos promovidos pelo MCTI.

A ideia central da exposição imersiva “40 Anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)!” é mostrar como a ciência permeia nosso cotidiano e como as políticas públicas nesse setor estão moldando o presente e construindo o futuro. O evento ocorre na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife.

Esta mostra, que ocupa 150 metros quadrados na ExpoT&C, utiliza recursos interativos e lúdicos para apresentar a atuação do MCTI de forma contextualizada. Criado durante a redemocratização do Brasil, o ministério celebra suas quatro décadas neste ano.

A exposição conta com uma linha do tempo que retrata essa trajetória, repleta de avanços no desenvolvimento científico e tecnológico do país, apesar de ter enfrentado instabilidades institucionais e limitações financeiras, impactando diretamente o progresso econômico e social brasileiro.

De maneira inovadora, a mostra destaca a atuação diversificada do Ministério, através de suas 29 unidades de pesquisa, organizações sociais e agências presentes em todo o Brasil, utilizando ferramentas que envolvem o público.

Na seção “Quem faz ciência”, são homenageadas importantes figuras da ciência brasileira, como o aeronauta Santos Dumont, o educador Paulo Freire, o físico Ennio Candotti, a biomédica Helena Nader e a filósofa Marilena Chauí.

Elisângela Lizardo, chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI e uma das idealizadoras da mostra, ressalta: “Essa área é especial, pois a ciência é construída por muitas mãos – gestores, pesquisadores, divulgadores, crianças e jovens cientistas, além de cidadãos que vivenciam a ciência no dia a dia.”

Os visitantes também podem conhecer as principais ações da atual gestão do ministério, incluindo o monitoramento de desastres naturais, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, o Reator Multipropósito Brasileiro, o Sirius e o Órion.

As iniciativas do ministério estão alinhadas com as seis missões da Nova Indústria Brasil, que abordam os principais desafios nacionais. Na exposição, o público ainda pode interagir, destacando quais consideram ser as prioridades da ciência.

Luiza Venceslau, estudante de veterinária da UFRPE, comenta que a exposição revelou a abrangência da atuação do MCTI. “Não sabia que várias instituições, como o CNPq, estão ligadas ao Ministério e impactam diretamente nossas vidas, como no combate ao desmatamento e na defesa da soberania nacional. É essencial que o ministério invista nisso, estimulando a ciência, que é nosso maior patrimônio”, afirma.

Como parte das comemorações pelos 40 anos do MCTI, a mostra estará aberta até sábado (19), quando se conclui a 77ª Reunião Anual da SBPC, com planos para percorrer todas as regiões do país posteriormente.

A iniciativa é realizada pelo MCTI com o apoio da Finep. O conteúdo e a concepção são da Contra Regras Produção e Comunicação, a expografia e a identidade visual são da Bijari, e a produção e montagem são da Soluction Eventos.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments