terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaFala MDS desmente boatos sobre o Bolsa Família

Fala MDS desmente boatos sobre o Bolsa Família

No combate à desinformação, o podcast Fala MDS, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, aborda e desmantela as principais fake news sobre o Programa Bolsa Família que circulam nas redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de notícias.

Neste episódio, a diretora de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Itanamara Guedes, esclarece dúvidas e destaca o impacto negativo das notícias falsas sobre milhões de beneficiários, especialmente crianças e adolescentes.

A desinformação, apresentada como notícias, também pode sobrecarregar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerando filas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Um exemplo disso é a disseminação de fake news sobre o cancelamento de benefícios, levando muitas pessoas a buscar informações nos CRAS.

Outro efeito prejudicial das fake news é a propagação do preconceito. Itanamara Guedes aponta que uma das inverdades mais frequentes é a de que os beneficiários do programa não desejam trabalhar. “Isso é uma inverdade”, afirmou.

“Muitas chefes de família, além de suas jornadas de trabalho, ainda assumem a responsabilidade pelo cuidado dos filhos e da casa”, observou a diretora, enfatizando que muitas beneficiárias enfrentam a sobrecarga do trabalho doméstico e múltiplas jornadas, ou ainda encontram dificuldades para conseguir emprego devido a essas responsabilidades.

Outra informação falsa comumente compartilhada é sobre uma suposta 13ª parcela do benefício no final de cada ano. Guedes esclarece que “o Bolsa Família, por ser um benefício assistencial e não um direito trabalhista, não possui 13º salário”, que é um direito exclusivo dos trabalhadores do mercado formal, semelhante ao direito a férias.

Importante ressaltar que os governos, sejam federal, estaduais ou municipais, não entram em contato por meio de links ou ligações para atualizar dados cadastrais. “A comunicação oficial do MDS ocorre através do extrato bancário. Qualquer outro tipo de comunicação é previamente combinado com as coordenações estaduais e municipais”, reforçou a diretora.

Em caso de dúvidas, recomenda-se não compartilhar conteúdos sem checagem prévia e verificar as informações nos canais oficiais do governo, como o site e as redes sociais do MDS. O cidadão pode também obter informações através da Ouvidoria do ministério ou pelo Disque Social 121.

O podcast Fala MDS disponibiliza novos episódios semanalmente, sempre às sextas-feiras, nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. Além disso, o conteúdo é distribuído para rádios de todo o país interessadas em veiculá-lo.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments