Brasília (DF), 27/8/2025 – Durante a abertura do II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou a atuação e os desafios enfrentados diariamente por militares e agentes de segurança pública na proteção de áreas sensíveis do Brasil contra ações ilegais. O evento, organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, acontece em Itaipu, Foz do Iguaçu (PR), e se estende até quinta-feira (28).
O ministro enfatizou a relevância de iniciativas como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), e a execução das Operações Ágata e Pelotões Especiais de Fronteira.
A programação do fórum inclui debates entre governo e sociedade civil sobre estratégias para aprimorar políticas de proteção nas fronteiras do arco Sul-Sudeste. O foco reside na segurança da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, visando o combate a atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas e crimes ambientais.
José Mucio também ressaltou a colaboração das Forças Armadas em operações de defesa nacional e no apoio a órgãos de segurança pública e ambiental no último ano. "O Governo Federal faz a sua parte. A Defesa participa ativamente. A união de esforços faz a diferença. Ações como as operações Ágata, Yanomami, Catrimani e de Garantia da Lei e da Ordem demonstram nossa capacidade e determinação", afirmou.
Além de promover um debate multidisciplinar sobre defesa e segurança, o fórum integra um ciclo de discussões voltadas ao fortalecimento da segurança, desenvolvimento sustentável, integração regional e direitos humanos. O primeiro encontro ocorreu em Manaus (AM), em setembro de 2024, e os debates visam subsidiar políticas públicas sobre fronteiras e fomentar os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIFs).
Para mais notícias, acesse o TecMania.