sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaFunarte leva jovens artistas à 21ª Bienal de Dança de Lyon durante...

Funarte leva jovens artistas à 21ª Bienal de Dança de Lyon durante o Ano Cultural Brasil-França

Uma comitiva composta por nove jovens artistas brasileiros participará da 21ª Bienal de Dança de Lyon, um dos festivais internacionais mais renomados de dança contemporânea, que ocorrerá de 6 a 28 de setembro na França. Esta ação, inédita, é promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 e integra a programação oficial do Ano Cultural Brasil-França.

Selecionados por meio de uma chamada pública da Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025, os artistas têm idades entre 18 e 29 anos e representam diversas regiões do país. O grupo participará de um percurso formativo com workshops, oficinas e mesas de debate, oferecidos pela Bienal em colaboração com o Centre National de La Danse (CND).

Além das atividades formativas, a comitiva terá um espaço dedicado para suas performances no Focus Dance, uma linha voltada para grupos e artistas, visando um público de programadores, curadores e diretores de festivais franceses.

A ação dos jovens artistas em Lyon se insere nas iniciativas de internacionalização do Ano Cultural Brasil-França, coordenadas pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, o Institut Français (Paris) e as respectivas embaixadas.

Comitiva Brasileira de Jovens Artistas na Bienal de Dança de Lyon 2025:

Eros Nedu
Centro-Oeste | Goiânia (GO)
Artista-docente e criador em dança, atua como intérprete-criador há 10 anos e cursa Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Goiás (UFG), com intersecções entre audiovisual e performance drawing.
Instagram: @erosnedu

Giih Ferres
Nordeste | Pesqueira (PE)
Bailarino profissional, professor de danças populares e coreógrafo, fundador da Corporação GF de Frevo. Atua há 17 anos na arte, destacando-se na valorização da cultura pernambucana.
Instagram: @giih.ferres

Giulia Nascimento
Norte | Parauapebas (PA)
Pesquisadora em Dança pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e primeira nortista formada pela Escola Nacional do Ballet de Cuba no Brasil (ENBC/BR). Acumulou mais de 100 premiações em festivais, sendo reconhecida como Embaixadora FENDAPARÁ.
Instagram: @giulianascimento___

Heleno Carneiro
Sudeste | Belo Horizonte (MG)
Homem trans, bailarino e diretor de movimento, atua no Ballet Jovem Minas Gerais e em projetos independentes de dança contemporânea, incluindo seu solo autoral “Gerúndio”. Formado em Teatro pela UFMG, ministra workshops e dirige um espetáculo da Cia Ananda.
Instagram: @helenoar

Igor Cariman
Nordeste | São Luís (MA)
Artista e produtor cultural, desenvolve obras sobre sua experiência em territórios quilombolas, conectando arte, ancestralidade e território. Em 2024, apresentou seu trabalho performático na Universidade de Harvard.
Instagram: @igorcariman

Luiza Tavares
Nordeste | Salvador (BA)
Artista e pesquisadora, graduada em Artes pela UFBA, com mestrado em Educação focado em danças afro-indígenas. Participou de diversas criações artísticas.
Instagram: @luizartavares

Margot
Sudeste | Rio de Janeiro (RJ)
Artista não binária, atua entre danças urbanas e contemporâneas. Desenvolve o solo “ÁSARA” e é uma referência na cena waacking, acumulando mais de 20 prêmios na área.
Instagram: @mar.go_t

Maria Fernanda Figueiró
Centro-Oeste | Campo Grande (MS)
Com mais de 20 anos de experiência na dança, é produtora cultural e diretora, fundadora da Manaká Cultural, que atua em produção de espetáculos e festivais.
Instagram: @mf_figueiro

Oneide Santos
Sul | Santa Maria (RS)
Dançarino e doutorando em Dança pela UFBA, pesquisa as possibilidades de criação em danças contemporâneas.
Instagram: @oneide_dossantos

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments