O Geely EX5 marca a estreia da Geely Auto no Brasil. A empresa chinesa, que possui marcas como Zeekr, Lotus e Volvo, introduz um SUV 100% elétrico disponível em duas versões: Pro e Max. A versão mais cara do veículo vem equipada com um amplo pacote tecnológico focado na segurança e conforto do motorista, oferecendo recursos como ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), comando de voz, massagem nos bancos e descanso para os pés do passageiro.
Os preços variam de R$ 205 mil a R$ 225 mil, com um desconto promocional de R$ 10 mil para as primeiras unidades. A TecMania foi a São Paulo para testar as inovações do EX5 e participou do test-drive do veículo, cujas informações e impressões seguem a seguir.
O EX5 foi escolhido pela Geely Auto para competir no mercado brasileiro, enfrentando rivais elétricos diretos como o BYD Yuan Plus, e híbridos como o Toyota Corolla Cross, além de veículos a combustão populares, como o Jeep Compass. Executivos da empresa informam que a solução se justifica não apenas por ser um setor em ascensão, mas também pela crença de que o EX5 é ideal para as necessidades familiares brasileiras, combinando conforto, espaço interno, tecnologia avançada e autonomia.
A iniciativa é parte de uma expansão global da marca, que já atua em mais de 90 países e reportou um crescimento de 32% nas vendas de veículos entre 2023 e 2024, totalizando 2,17 milhões de unidades vendidas. No primeiro semestre deste ano, as vendas subiram 47% em comparação com o mesmo período do ano anterior, resultando em mais de 1,4 milhão de unidades comercializadas em 2025. Essa estratégia visa trazer um veículo que possa competir com marcas que estão se consolidando no Brasil.
A produção do EX5 será viabilizada por uma parceria com a Renault, responsável pela fabricação do modelo na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, que também atuará no pós-venda, fornecendo peças e suporte. As concessionárias permanecerão separadas.
A pré-venda começou no dia 17 de julho, com entregas programadas para iniciar em 31 de julho. As primeiras 300 unidades contam com um desconto de R$ 10 mil. Os clientes nesse período também têm a opção de escolher um carregador wallbox ou um ano de recarga gratuita em postos da rede Mobilize Charge Pass. As versões disponíveis são:
– EX5 Pro: a versão de entrada, com preço de R$ 205 mil (ou R$ 195 mil sob condições promocionais);
– EX5 Max: a versão topo de linha, com preço de R$ 225 mil (ou R$ 215 mil nas condições promocionais).
Embora as versões sejam bastante semelhantes, a versão de entrada não inclui alguns recursos tecnológicos, como o head-up display e alguns sistemas de assistência à condução. As rodas também diferem esteticamente — 18” com pneus 225/55 na versão Pro e 19” com pneus 235/50 na versão Max. Informações detalhadas sobre as versões podem ser acessadas no site da marca.
O EX5 é um SUV de tamanho médio, com dimensões de 4.615 mm de comprimento, 1.901 mm de largura e 1.670 mm de altura — a distância entre-eixos é de 2.750 mm, proporcionando um espaço interno considerável. O porta-malas tem capacidade de 461 litros. O design do carro, inspirado na face de um tigre, busca transmitir beleza e força, com faróis full LED e lanternas integradas, além de um perfil minimalista.
O veículo é equipado com um motor síncrono de ímã permanente que gera 218 cv de potência e 320 Nm de torque. A bateria, localizada na estrutura do carro, oferece uma autonomia de 349 km na versão Max e 413 km na versão Pro. Essa diferença se deve à maior quantidade de recursos eletrônicos na versão mais cara. O carregamento rápido em carregadores DC leva cerca de 20 minutos para ir de 30% a 80%, enquanto em carregadores AC, o carregamento completo varia de seis a dez horas. A Geely estima que a vida útil da bateria seja de até quatro milhões de quilômetros.
O interior do Geely EX5 é projetado para proporcionar conforto e luxo. A versão Max oferece um pacote de recursos que cobre não apenas a construção do veículo, mas também conforto e praticidade, incluindo teto solar panorâmico, faróis automáticos, maçanetas retráteis e luz ambiente personalizável.
A experiência dentro do EX5 é ainda mais aprimorada pelos bancos com função de massagem, ajustes elétricos e apoio para os pés do passageiro. O SUV conta com um sistema de câmeras 360° que fornece monitoramento em tempo real, facilitando a visualização dos arredores, especialmente em manobras. O head-up display projeta informações essenciais, como velocidade e monitoramento de outros veículos, diretamente no para-brisa.
A central multimídia de 15,4” é uma das características mais notáveis do SUV. Com um chip de supercomputação de 7 nm e GPU de alto desempenho, ela possui 16 GB de RAM e 64 GB de ROM, resultando em respostas rápidas e funcionalidades robustas. Os comandos de voz e a conexão com Apple CarPlay estão disponíveis, com a promessa de que o Android Auto seja implementado até o final do ano via atualização OTA.
Além da central multimídia, um cluster de 13,8″ fornece informações de navegação em tempo real, facilitando a identificação de veículos e aumentando a segurança na condução.
Jefferson Antunes, head de produto da Geely, destacou a inovação tecnológica do EX5, que permite processamento de dados superior ao de concorrentes, possibilitando uma experiência de uso fluida, sem lags.
Durante o test-drive do EX5 Max entre São Paulo e Indaiatuba, a TecMania observou a eficiência das tecnologias do carro. Com 218 cv e peso acima de 1.700 kg, o SUV revelou-se ágil e responsivo, o que pode resultar em distrações devido ao seu funcionamento silencioso.
O conforto do EX5 é notável, com banco que memorizam perfis e se ajustam automaticamente ao abrir a porta. O acabamento interno é de alto padrão, utilizando materiais como couro soft-touch e texturas sofisticadas, e o espaço interno é generoso, especialmente na parte traseira.
A função de comando de voz, acessada pelo volante, facilita a interação, permitindo ao motorista manter a atenção na estrada. O EX5 também utiliza câmeras e sensores de forma eficaz, oferecendo uma visão clara do ambiente, essencial para segurança.
As câmeras 360° do veículo mantêm o motorista informado sobre sua proximidade em relação a outros veículos, com informações também projetadas no head-up display. Durante o teste, os sistemas de assistência à condução demonstraram eficiência, embora, em algumas situações, o assistente tenha reagido tardiamente em comparação a concorrentes.
Em síntese, o EX5 da Geely apresenta-se como um veículo que une tecnologia avançada e conforto, prometendo uma experiência premium a um preço acessível quando comparado aos concorrentes.