Como parte de suas atualizações regulares, o Google removeu a família de modelos 1.5 do aplicativo Gemini, logo após o lançamento da versão 2.0 Flash.

Três semanas após a disponibilização estável do Gemini 2.0 Flash, o Google anunciou a exclusão dos modelos 1.5 Flash e 1.5 Pro das plataformas web, Android e iOS. O modelo 1.5 Pro foi iniciado em maio, enquanto o 1.5 Flash chegou ao aplicativo em julho desse ano. Anteriormente, esses modelos eram descritos na escolha do modelo:

A versão 2.0 Flash é destinada a “tarefas do dia a dia”, e todos os usuários, tanto gratuitos quanto pagos, agora estão nessa versão. Já os assinantes do Gemini Advanced têm acesso a “mais recursos”, como a janela de contexto de 1 milhão de tokens (o que equivale a até 1.500 páginas) para uploads de arquivos, criação de Gems personalizados, Informações Salvas, Recall e Pesquisa Profunda, ainda utilizando o modelo 1.5 Pro.

Curiosamente, o Google decidiu retirar o 1.5 Pro antes mesmo de lançar o 2.0 Pro em versão estável. A versão experimental atual “não tem acesso a informações em tempo real e a alguns recursos do Gemini”, como uploads de arquivos. Por outro lado, a versão API para desenvolvedores tem uma janela de contexto de 2 milhões de tokens.

É importante ressaltar que a versão 2.0 Flash demonstrou desempenho superior em comparação ao 1.5 Pro em diversas áreas, incluindo codificação, factualidade, matematização e raciocínio, apresentando resultados em dobro em termos de velocidade.

Para os assinantes do Gemini Advanced, a escolha do modelo é a seguinte:

Mais sobre o Gemini:

FTC: Usamos links afiliados automáticos para geração de receita. Saiba mais.

Você está lendo o 9to5Google — especialistas que quebram notícias sobre o Google e seu ecossistema todos os dias. Certifique-se de verificar nossa página inicial para as últimas novidades e siga o 9to5Google no Twitter, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro. Não sabe por onde começar? Confira nossas histórias exclusivas, análises, tutoriais e inscreva-se em nosso canal no YouTube.