Novidades no Gemini: Recursos de Câmera ao Vivo e Compartilhamento de Tela
A partir da tarde de quinta-feira (horário do Pacífico), uma crescente base de usuários do aplicativo Gemini no Android começou a notar a ativação das novas funcionalidades da Astra, que incluem câmera ao vivo e compartilhamento de tela. O Google havia anunciado que o lançamento dessas funcionalidades começaria em março, e as primeiras confirmações sobre a disponibilidade surgiram há aproximadamente duas semanas.
No último sábado, a gigante da tecnologia ressaltou que estava trabalhando arduamente para tornar esses recursos acessíveis a um número maior de usuários. Recentemente, um artigo de suporte forneceu detalhes sobre como essas novas funções funcionarão, destacando que qualquer dispositivo Android assinado no Gemini Advanced teria suporte para as novidades.
Lançamento Gradual e Funcionalidades
No decorrer do dia, notamos a ativação do Astra em dois dos nossos dispositivos Pixel, localizados nos EUA e na Europa, ambos conectados a contas do Google diferentes. É interessante observar que essas funcionalidades não estão sendo exibidas em outros dispositivos usando as mesmas contas do Google, o que indica que este ainda é um processo de rollout gradual. No entanto, estamos vendo muito mais relatos de ativação do que antes, especialmente na tarde de hoje.
Após a ativação em um dispositivo, os usuários podem receber um prompt no aplicativo Gemini, indicando: “Compartilhe sua câmera ou tela com o Gemini Live.” O Google descreve esses recursos como uma maneira de permitir que os usuários “discutam ideias, conheçam o ambiente ao redor ou recebam ajuda com o que está na tela”.
Para usar a nova funcionalidade Live, basta abrir a câmera através do novo botão, localizado na linha inferior do aplicativo. Os usuários também podem alternar entre a câmera traseira e a frontal com um botão localizado no canto. Um aviso aparece, indicando que "para melhores resultados, capture objetos com movimentos estáveis", e a visualização precisa estar ativa para que o Gemini Live funcione adequadamente.
Por outro lado, o compartilhamento de tela pode ser iniciado a partir da interface em tela cheia ou ao abrir a sobreposição do Gemini de qualquer lugar no telefone e tocando na opção “Compartilhar tela com Live”. Logo em seguida, o usuário será solicitado a confirmar que deseja “Compartilhar sua tela com o Google”. Uma vez autorizado, um ícone de contagem em tempo real será exibido na barra de status ao lado do relógio.
Verificando a Disponibilidade do Astra
Para aqueles em dúvida se já têm acesso à funcionalidade Astra, uma sugestão é forçar a parada do aplicativo Gemini (Google) antes de tentar abrir o Live.
As novas ferramentas prometem melhorar a interação dos usuários com o aplicativo Gemini, trazendo uma nova dimensão às possibilidades de comunicação e colaboração digital. Enquanto a atualização avança gradativamente entre os dispositivos, muitos usuários ansiosos aguardam a integração completa desta funcionalidade em suas contas.
Para mais novidades sobre tecnologia, siga nosso canal e ative as notificações!