Google Desenvolve Assistente de IA Gemini para Crianças: Novidade Promete Auxiliar na Realização de Dever de Casa
O Google está se preparando para lançar uma nova versão de seu assistente de inteligência artificial, Gemini, adaptada especialmente para crianças. De acordo com informações divulgadas pelo site Android Authority, esse novo recurso poderá ajudar os jovens com o dever de casa, responder perguntas e até mesmo criar histórias para entreter o público infantil.
As informações sobre esse desenvolvimento emergiram do código do aplicativo Gemini, onde foram encontradas referências a uma "tela de recepção para usuários infantis" e descrições como "criar histórias, responder perguntas, ter ajuda com o dever de casa e mais".
Contudo, é importante ressaltar que este recurso ainda não está disponível para testes abertos e apenas características foram identificadas no código do aplicativo. Viagens à confirmação oficial do Google sobre o projeto ainda estão pendentes. O Canaltech, que tentou contato com a empresa para mais esclarecimentos, ainda não recebeu retorno.
O novo modo para crianças deve incluir identificação automática, determinando se a conta do Google está vinculada a um menor de idade pertencente a um grupo familiar. O assistente desenvolverá novas restrições de conteúdo, além de mecanismos de segurança mais rigorosos para garantir uma navegação adequada e segura, especialmente em temas sensíveis.
Já no universo das ferramentas do Google, uma versão adaptada para adolescentes do Gemini já está disponível para instituições educacionais por meio do Google Workspace. Esta versão, destinada a jovens com pelo menos 13 anos, tem uma série de restrições de conteúdo e proteções de dados implementadas para impedir que a informação das conversas seja utilizada nos processos de treinamento da IA.
Além disso, o Google está comprometido em verificar as informações fornecidas pelo Gemini em tempo real, garantindo que as respostas oferecidas sejam sempre procedentes e confiáveis. A versão padrão do assistente, acessível via site ou aplicativo para Android e iOS, inclui um vídeo introdutório que aborda o uso responsável da inteligência artificial, ampliando as restrições de conteúdo de acordo com a faixa etária.
Com essas inovações, o Google reafirma seu compromisso em oferecer ferramentas que favoreçam a educação de forma segura, adaptando suas tecnologias às necessidades de diferentes faixas etárias e promovendo uma navegação consciente para o público jovem.