Google Descontinua o Projeto da Assistente Virtual Pixie no Lançamento do Pixel 9
O Google decidiu por fim ao desenvolvimento da assistente virtual de Inteligência Artificial, chamada Pixie, que estava prevista para ser lançada juntamente com a nova família de smartphones Pixel 9. Informações reveladas pelo site The Information indicam que, sob a liderança do CEO Sundar Pichai, a gigante de tecnologia alterou sua estratégia e optou por não avançar com o projeto.
A Assistente Pixie tinha como objetivo oferecer um suporte mais personalizado ao usuário, utilizando o modelo Gemini Nano numa abordagem local, diferentemente do Google Assistente, e apresentando um formato anterior ao chatbot do Gemini. Contudo, apesar das promessas, o lançamento do Pixel 9 ocorreu sem qualquer menção à nova assistente, levando à especulação sobre as motivações por trás da mudança.
De acordo com fontes próximas à companhia, a decisão de descartar a Pixie se deu pela preocupação em criar uma concorrência desnecessária com o Google Assistente já estabelecido. Assim, a marca foi aposentada antes mesmo do seu lançamento, mas muitos dos recursos que estavam programados para a assistente foram incorporados ao próprio Pixel 9.
Entre as funções introduzidas, destaca-se o recurso Pixel Screenshots, que utiliza IA local com suporte do Gemini Nano XS, além da extensão Utilities do Gemini, a qual permite que o usuário controle as configurações do aparelho diretamente por meio da IA.
Neste momento, as probabilidades de um retorno do projeto Pixie são escassas, e a expectativa gira em torno do futuro aplicativo Pixel Sense, que poderá ser integrado ao Pixel 10, sem competir diretamente com o Gemini, mas trazendo funcionalidades que seriam originariamente destinadas à assistente que foi descontinuada.
Com a nova abordagem, a Google parece querer focar em aprimorar a experiência do usuário através de melhorias diretas em seus dispositivos, ao invés de lançar novos projetos que possam gerar confusão ou diluição de sua marca assistente virtual.
O que você pensa sobre a decisão do Google em descontinuar o projeto da Pixie? Deixe sua opinião!