Google é considerado monopolista em serviços de busca e publicidade, decide juiz federal

O domínio da gigante da internet Google nos mercados de pesquisa e publicidade em pesquisas foi oficialmente reconhecido como um monopólio por um juiz federal. Após um julgamento detalhado de 10 semanas e dias de argumentação, o juiz Amit Mehta do Tribunal Distrital de DC proferiu hoje sua decisão, apontando a violação das leis antitruste dos Estados Unidos por parte da empresa.

O centro da questão envolve a forma como o Google administra seu negócio de pesquisa, especialmente os contratos estabelecidos com grandes empresas como a Apple, assim como acordos com outros desenvolvedores de navegadores e fabricantes de dispositivos móveis. Foi revelado no julgamento que a Apple recebe 36% das receitas de anúncios de busca que passam por seu navegador, o Safari. Em 2022, a Apple recebeu cerca de US$ 20 bilhões do Google para estabelecer seu motor de busca como padrão nesse navegador.

O Google defendeu-se alegando que seu produto é superior e é a escolha do consumidor, mas o tribunal não se convenceu. A decisão é vista como uma grande vitória para o Departamento de Justiça e pode ter implicações significativas para a estrutura de negócios do Google no futuro.

O veredito surge à medida que procuradores-gerais de diversos estados, liderados por Nebraska e Colorado, uniram forças em ações legais contra a empresa. E as batalhas legais do Google não terminam por aí, pois estão prestes a enfrentar o DOJ novamente em setembro, em um caso relacionado ao seu monopólio no setor de publicidade digital.

Esses desenvolvimentos legais ocorrem em um momento desafiador para o mercado financeiro, com ações da Alphabet, empresa controladora do Google, experimentando uma queda significativa. Os olhares agora se voltam para as possíveis mudanças que o Google precisará implementar, além das ramificações que esse caso terá para outras gigantes da tecnologia e para o mercado de buscas e publicidade na internet como um todo.

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