Google Encerra Atualizações de Serviços do Play para Android Lollipop

O Google confirmou o fim do suporte para uma de suas versões mais antigas do Android – o Android Lollipop (versões 5.0 a 5.1.1) – uma decisão que marca o fim de uma era para dispositivos que ainda executam essa versão do sistema operacional. Lançado originalmente em 2014, o Lollipop foi uma atualização significativa na época, introduzindo várias mudanças e recursos que até hoje moldam a experiência do Android.

Agora, com a evolução constante das tecnologias e dos aplicativos, o Google optou por interromper as atualizações de seus serviços do Google Play para o Lollipop, afetando menos de 1% dos dispositivos Android atualmente em uso. Essa mudança permitirá que a empresa redirecione seus recursos e atenção para versões mais modernas e seguras do sistema operacional.

Os proprietários de dispositivos que ainda operam com o Android Lollipop, portanto, não devem esperar novos recursos ou atualizações de segurança importantes e podem enfrentar incompatibilidades crescentes com alguns aplicativos que dependem de versões mais recentes dos serviços do Google Play.

O Google aconselha os usuários desses dispositivos a fazerem o upgrade para versões mais recentes do Android, a fim de beneficiarem-se de melhorias contínuas e de um ecossistema de software mais seguro. Enquanto dispositivos mais antigos continuam a funcionar, o risco de segurança se torna gradativamente maior sem suporte de atualização.

Enquanto o Lollipop chega ao fim de sua trajetória, a empresa já lançou várias outras versões do Android, com Android 14 já disponível e o Android 15 em fase beta. Mesmo sem promover mais os nomes de sobremesas para suas versões, o legado do Android Lollipop como um marco significativo de inovação na história dos sistemas operativos móveis segue reconhecido.

Para mais informações sobre desenvolvimentos tecnológicos, suporte e atualizações dos sistemas operacionais Android, visite TecMania.

Sobre Alan 10563 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.