domingo, julho 27, 2025
HomeIAGoogle Lança Recurso Experimental de Guia da Web na Pesquisa, Utiliza IA...

Google Lança Recurso Experimental de Guia da Web na Pesquisa, Utiliza IA para Organizar a Página de Resultados de Busca.

Google anuncia novo recurso experimental de inteligência artificial (IA) no Search. Nesta quinta-feira, a gigante da tecnologia, com sede em Mountain View, apresentou o Web Guide, um novo filtro na página de resultados de busca que categoriza informações e agrupa URLs, facilitando o aprendizado dos usuários sobre determinado tópico. Atualmente, esse recurso é opcional, o que significa que os usuários só o visualizarão se se inscreverem ativamente. Além disso, a funcionalidade parece estar disponível apenas em locais específicos.

Em uma publicação no blog, a empresa detalhou o novo recurso experimental. O recurso está disponível no Search Labs, e os usuários podem se inscrever selecionando a opção Web Guide. Embora um relatório do TechCrunch afirme ter visto a funcionalidade, membros da equipe do Gadgets 360 não conseguiram encontrá-la. Isso não é surpreendente, considerando que os recursos do Search Labs geralmente estão disponíveis primeiro nos EUA e, posteriormente, são expandidos para outras regiões.

Os usuários que conseguem acessar o recurso podem optar por ativá-lo e deverão visualizar um novo filtro na página de resultados do Google Search. O filtro “Web” é posicionado à direita da opção “Todos”. Segundo a postagem, o recurso organiza a página de resultados de busca de forma “inteligente”, facilitando a localização de páginas da web e informações.

Essencialmente, o recurso quebra consultas de busca complexas e cria pontos importantes que o usuário pode querer ver. Em seguida, com base nesses pontos, o Web Guide categoriza as diferentes URLs, com cada seção acompanhada de um resumo, possivelmente extraído das páginas listadas.

A Google afirma que o Web Guide é alimentado por uma versão personalizada do Gemini, que compreende melhor tanto as consultas de busca quanto o conteúdo na web. Ele utiliza a mesma “técnica de fan-out de consultas” que o Modo IA. Com isso, a IA pode emitir várias consultas de busca relacionadas simultaneamente para identificar os resultados mais relevantes.

O novo recurso experimental estará disponível apenas quando os usuários clicarem na aba Web, enquanto a aba Todos continuará a exibir resultados tradicionais, acompanhados de Resumos IA. No entanto, a Google afirma que, no futuro, essa versão dos resultados também poderá ser integrada à aba Todos, caso a empresa considere que isso seria mais útil para os usuários.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments