O Google planeja lançar uma ferramenta de verificação de idade nos Estados Unidos, que avaliará se uma conta está sendo usada por um menor ou um adulto. Na quinta-feira, a gigante da tecnologia, com sede em Mountain View, anunciou que disponibilizará essa ferramenta, baseada em algoritmo, para um pequeno grupo de usuários nos EUA nas próximas semanas. A funcionalidade é destinada a proteger crianças; caso qualquer usuário menor de idade seja detectado, o Google ativará experiências adequadas à sua faixa etária.
Em um post em seu blog, a empresa detalhou seu sistema de verificação de idade. O Google afirma ter várias medidas para proteger os usuários mais jovens ao utilizarem seus produtos. Entretanto, muitos adolescentes e crianças fornecem datas de nascimento falsas ao criar contas, conseguindo assim escapar desse sistema de proteção.
A empresa está agora utilizando sua ferramenta de aprendizado de máquina, chamada Age Assurance, para identificar esses usuários e implementar as medidas nos EUA. Em vez de considerar a data de nascimento do titular da conta, o modelo interpreta uma ampla gama de sinais associados à conta, como o tipo de informações pesquisadas pelo usuário ou as categorias de vídeos assistidos no YouTube. O Google afirma que uma combinação desses sinais pode verificar a idade do usuário.
Se a empresa estimar que a idade de um usuário é inferior a 18 anos, notificará a pessoa por e-mail e a informará sempre que interagir com produtos do Google. A notificação indicará que suas configurações estão sendo alteradas para incluir recursos de segurança para crianças. Essa atualização será lançada nos EUA nas próximas semanas para um pequeno subconjunto de usuários.
Dentre os recursos estão a ativação das ferramentas de Bem-Estar Digital do YouTube, como lembretes para fazer pausas e ir para a cama, medidas de segurança em recomendações de conteúdo e limitação de visualizações repetidas de conteúdos específicos. O Google também desativa anúncios personalizados e restringe categorias de anúncios sensíveis à idade. A funcionalidade Chronologia do Maps também será desativada, e menores não poderão acessar aplicativos específicos para adultos na Play Store.
O Google reconhece que seu sistema pode, por vezes, estimar incorretamente a idade de um usuário como sendo inferior a 18 anos. Nesses casos, o usuário terá a opção de corrigir sua idade, como fazer o upload de uma foto de seu documento de identidade ou realizar uma verificação por meio de selfie.