Municípios Brasileiros Podem se Candidatar à Rede de Cidades Criativas da Unesco até 2025
Na busca por um desenvolvimento urbano sustentável, o governo federal brasileiro anunciou a abertura das inscrições para que municípios do país possam integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). As cidades têm até o dia 20 de janeiro de 2025 para enviar suas candidaturas, que serão avaliadas pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo.
Desde a sua criação em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se propõe a utilizar a criatividade como um motor para o desenvolvimento sustentável nas localidades participantes. Os municípios são incentivados a promover a produção cultural, expandir o acesso à cultura para grupos vulneráveis, e estimular as dinâmicas econômicas relacionadas à criação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais.
O novo ciclo de candidaturas traz uma novidade significativa: a inclusão da arquitetura como uma nova categoria. Isso se junta às já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música. Atualmente, o Brasil conta com 14 cidades que já fazem parte da Rede, como Belo Horizonte, Paraty e Florianópolis, destacando-se em diversas peças culturais e criativas. O país é o segundo, empatado com a Itália, em número de cidades participantes, atrás apenas da China.
O processo de seleção nacional estabelece que cada país pode indicar até duas cidades para a fase internacional, que será coordenada pela Unesco. A diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do Ministério da Cultura, Andrea Guimarães, explica que a etapa nacional serve como uma chancela que prepara as cidades para um reconhecimento internacional.
Os prefeitos e representantes municipais interessados em participar deste projeto devem enviar suas propostas pelo e-mail comissao.unesco@itamaraty.gov.br, acompanhado de um dossiê em inglês ou francês. O prazo é até 20 de janeiro de 2025, e o resultado da seleção será divulgado no dia 28 do mesmo mês. As cidades escolhidas terão até 31 de janeiro para formalizar sua candidatura na plataforma internacional da Unesco.
Os dossiês devem evidenciar o compromisso dos governos locais e da sociedade civil com o desenvolvimento por meio da economia criativa, refletindo a importância da colaboração entre todas as partes envolvidas no processo.
Este incentivo à cultura e à criatividade pode não apenas transformar a realidade local, mas também proporcionar um marco significativo no desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras, ao mesmo tempo em que as coloca no mapa internacional de iniciativas culturais.
Perguntas e Respostas sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco
-
Até quando as cidades podem se candidatar para a Rede de Cidades Criativas?
- As cidades têm até o dia 20 de janeiro de 2025 para enviar suas propostas.
-
Qual é o objetivo da Rede de Cidades Criativas da Unesco?
- O objetivo é promover o uso da criatividade como motor para o desenvolvimento sustentável, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo as dinâmicas econômicas locais.
-
O que é novo nesta edição da candidatura?
- A inclusão da Arquitetura como uma nova categoria é a principal novidade nesta edição, além das categorias já existentes.
-
Quantas cidades brasileiras fazem parte da Rede atualmente?
- Atualmente, o Brasil conta com 14 cidades na Rede de Cidades Criativas.
- Como os municípios podem enviar suas propostas?
- As propostas devem ser enviadas por e-mail para comissao.unesco@itamaraty.gov.br, acompanhadas de um dossiê que precisa estar em inglês ou francês.