O Instagram divulgou recentemente um novo guia voltado para criadores de conteúdo profissionais, com dicas que visam otimizar o desenvolvimento, compartilhamento, engajamento e monetização de fotos e vídeos. Essa ferramenta pode ser encontrada na nova seção chamada “Melhores Práticas”.
O guia se organiza em categorias que abordam diversas estratégias, desde orientações gerais, como o acompanhamento do aumento de seguidores a longo prazo, até recomendações específicas conforme o perfil do usuário. Por exemplo, na seção “Criação”, a plataforma sugere a frequência ideal de postagens e a duração recomendada dos Reels.
Além disso, a seção “Engajamento” oferece dicas sobre como interagir de forma mais eficaz com o público, além de explicar as métricas relevantes. Na categoria “Alcance”, informações sobre o funcionamento do algoritmo da Meta também estão disponíveis.
Outras áreas do guia incluem “Monetização”, que ensina como gerar receita na plataforma, e “Diretrizes”, que esclarece as políticas de uso da empresa, ajudando os criadores a evitarem violações.
Os criadores de conteúdo de sucesso também compartilharão dicas através de Reels educacionais, que permitem aos usuários entender melhor o desempenho de suas postagens.
O acesso ao guia de melhores práticas para criadores está disponível no painel profissional do Instagram. Contudo, a Meta informou que a liberação será gradual, podendo levar tempo até que todos os usuários elegíveis tenham acesso. É importante frisar que apenas perfis profissionais poderão acessar esse material educacional assim que disponível.