quarta-feira, outubro 16, 2024
HomeHardwareIntel anuncia os processadores Core 200S com arquitetura Arrow Lake

Intel anuncia os processadores Core 200S com arquitetura Arrow Lake

A Intel anunciou oficialmente os primeiros processadores da linha Core Ultra 200, com a nova arquitetura Arrow Lake, e a data de lançamento está marcada para o dia 24 de outubro. Inicialmente, cinco modelos da série Core Ultra 200S estarão disponíveis para desktops, enquanto versões para laptops de alta performance, como os modelos Arrow Lake-HX e Arrow Lake-H, seguem para o mercado no primeiro trimestre de 2025.

Além de introduzir os novos processadores, a Intel detalhou várias inovações na arquitetura, como o aumento da cache L2 nos P-Cores, melhorias significativas no Thread Director, e a adoção do processo de fabricação N3P da TSMC. Um dos grandes destaques é a inclusão de uma NPU de última geração, voltada para cálculos de inteligência artificial, aumentando consideravelmente o desempenho geral, principalmente nos cores de alta eficiência.

Entre as características mais relevantes dos novos processadores Arrow Lake, está um controle superior sobre o overclocking e uma nova GPU integrada que promete desempenho duas vezes superior em relação à geração anterior. Para os modelos HX, o pacote foi reduzido em 33% devido à tecnologia Foveros 3D.

Os novos processadores suportam até 192 GB de RAM DDR5 com uma frequência de 6400 MHz, 20 linhas PCIe 5.0, e 4 linhas PCIe 4.0, resultando em um total de até 48 linhas PCIe disponíveis. Isso permite uma conectividade robusta, incluindo suporte para até 4 portas Thunderbolt 5, até 32 portas USB 3.2 e até 8 portas SATA, além da compatibilidade com Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.

Especificamente, a série Core Ultra 200S apresenta cinco modelos, sendo três deles destinados a desktops de alto desempenho. O modelo principal, Intel Core 9 285K, oferece 8 P-Cores e 16 E-Cores, apresentando um clock máximo de 5,7 GHz. Comparado ao seu predecessor, o Core i9-14900K, este novo processador demonstra uma melhoria de 8% em desempenho de thread único e 15% em performance de múltiplos threads, tudo isso com um consumo energético reduzido.

No que diz respeito ao jogo, apesar de os novos processadores não apresentarem melhorias significativas em comparação com a geração anterior, eles oferecem um desempenho mais eficiente em termos de consumo. Para usuários profissionais, a redução no consumo pode alcançar até 50%, tornando esta nova linha uma excelente escolha tanto para gamers quanto para criadores de conteúdo.

A nova GPU integrada Intel Xe, presente em todos os modelos da série, promete desempenho superior, com configuração que inclui unidades específicas para ray tracing e recursos para cálculos de AI. Assim, esta nova arquitetura não só melhora o desempenho em diversas aplicações, mas também representa um salto significativo na eficiência energética, tornando-a uma opção atraente para o mercado.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments