quarta-feira, outubro 16, 2024
HomeNotíciasIntel Core Ultra 9 285K: Maior Eficiência Energética e Menor Temperatura em...

Intel Core Ultra 9 285K: Maior Eficiência Energética e Menor Temperatura em Relação ao i9-14900K, Afirma MSI

Intel Core Ultra 200
Créditos: Intel

Recentemente, a MSI revelou em uma apresentação vazada informações intrigantes sobre os processadores Intel, especificamente o modelo Core Ultra 9 285K. Segundo os documentos, esse novo processador é projetado para ser mais eficiente em termos de consumo de energia e gerar menos calor em comparação ao seu antecessor, o Core i9-14900K, ao utilizar o mesmo perfil de BIOS.

A Intel, após os contratempos com suas linhas Raptor Lake, introduziu novos perfis de energia na BIOS, criando um padrão que inclui configurações de Performance e “Extremo”, destinadas exclusivamente aos modelos de alta performance, embora isso possa anular a garantia do produto.

Nas placas da MSI, o modo de overclock é chamado de Unlimited, onde, sob essa configuração, o Core Ultra 9 285K pode ter seu consumo de energia elevado de 279W para 349W, além de um aumento na temperatura de operação que vai de 64ºC para 77ºC. Apesar desses números elevados, ainda estão abaixo dos registros do Core i9-14900K, de acordo com a própria MSI:

Gráfico compara consumo de energia de processadores IntelGráfico compara consumo de energia de processadores Intel
Fonte: MSI (vazamento)

A MSI também apresentou resultados de benchmarks que mostram que o perfil de energia ilimitado proporciona um aumento médio de apenas 10% no desempenho, conforme destacado pelo site VideoCardz, que ressalta a possibilidade de esse ganho não ser tão perceptível em jogos.

Sem limitador de energia, Core Ultra 9 285K fica 10% mais rápido.Sem limitador de energia, Core Ultra 9 285K fica 10% mais rápido.
Fonte: MSI (vazamento)

Adicionalmente, os testes realizados no Cinebench indicam que os novos processadores Intel superam a atual geração Ryzen 9000, tanto com limites de energia quanto sem:

MSI compara Intel e AMD no Cinebench com limitador de energia.MSI compara Intel e AMD no Cinebench com limitador de energia.
Fonte: MSI (vazamento)
MSI compara Intel e AMD no Cinebench sem limitador de energia.MSI compara Intel e AMD no Cinebench sem limitador de energia.
Fonte: MSI (vazamento)

Rumores sobre Refresh da Intel Arrow Lake-S

Atualmente, circulam especulações sobre a possível desistência da Intel em lançar um refresh das CPUs Arrow Lake-S. Assim, presume-se que a linha Core Ultra 200K (e posteriormente, a versão não-K) será a única a utilizar o chipset LGA-1851.

Notícias relacionadas:

  • MSI renova sua linha de PCs gamers com Intel Core Ultra 200K
  • Intel Core Ultra 200: menor consumo, mas desempenho inferior em jogos. Confira os preços!
  • Rumores sobre os CPUs Intel Arrow Lake-S Refresh sendo cancelados; Nova Lake deve substituir Core Ultra 200.

Um dos slides que vazaram menciona o Arrow Lake-S Refresh, embora a imagem mostre as configurações de energia dos processadores Intel em seus diferentes perfis de BIOS. Na coluna à direita, há uma anotação que faz referência ao refresh, destacada por VideoCardz.

Slide mostra consumo em diferentes perfis de energia e menciona Arrow Lake Refresh.Slide mostra consumo em diferentes perfis de energia e menciona Arrow Lake Refresh.
Fonte: MSI (vazamento)

Essas informações podem ser de um documento mais antigo, ou a Intel pode não ter definitivamente abandonado o refresh. Sem declarações oficiais, ficaremos apenas na expectativa baseada em rumores.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments