O programa Internet Brasil obteve o terceiro lugar na categoria Transformação Ágil na Gestão Pública durante o prêmio Agilidade Brasil, promovido pelo comitê do Agile Trends Gov 2025. Essa premiação é considerada o principal reconhecimento para órgãos que adoptam metodologias ágeis e as melhores práticas de gestão, destacando instituições e profissionais que auxiliam no desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que a gestão pública deve sempre buscar a otimização de recursos e a melhoria na qualidade dos serviços, com foco no cidadão. “Esse reconhecimento serve como um incentivo para que outras iniciativas governamentais sigam o mesmo caminho, promovendo uma cultura de inovação e eficiência que beneficia toda a sociedade”, completou.
Iniciativa do Ministério das Comunicações em colaboração com o Ministério da Educação e operacionalizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o programa oferece chips de banda larga móvel gratuitamente a estudantes de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
“O prêmio, concedido por um dos eventos mais significativos da área de agilidade no país, valida a abordagem inovadora e eficiente do Programa Internet Brasil. A iniciativa provou que é possível implementar projetos complexos e de grande impacto social de maneira mais ágil e flexível”, destacou Fernando Furquim, coordenador de Apoio ao Investimento do MCom, que recebeu a premiação acompanhado da equipe responsável pelo programa.
Até o momento, o Internet Brasil já distribuiu aproximadamente 160 mil chips, com um índice de aprovação de 90%, segundo pesquisa realizada pela RNP. Quase a totalidade dos beneficiários afirma utilizar a internet para fins educacionais.
Para mais notícias, acesse o TecMania.