quinta-feira, julho 31, 2025
HomeInternetiOS 26 ativa a funcionalidade avançada de proteção contra impressão digital do...

iOS 26 ativa a funcionalidade avançada de proteção contra impressão digital do Safari por padrão.

O iOS 26 não deve ser lançado por mais alguns meses, mas desenvolvedores e usuários que aderem às versões beta já podem acessar as próximas funcionalidades e experimentar a nova interface Liquid Glass. Quando a Apple lançar o iOS 26 ainda este ano, a atualização trará a proteção avançada contra rastreamento, um recurso focado em privacidade no Safari, que impede que usuários sejam monitorados durante a navegação, mesmo fora do modo de navegação privada. O navegador Firefox, criado pela Mozilla, também oferece proteção contra rastreamento.

Beta Público do iOS 26 Requer Ativação da Proteção Avançada de Rastreamento

Durante a WWDC 2025, a Apple apresentou o iOS 26, destacando melhorias na privacidade do usuário com a ampliação da proteção avançada contra rastreamento "para todas as navegações por padrão". Esse recurso, que antes estava disponível apenas nas abas de navegação privada desde setembro de 2023, com a chegada do iOS 26 em setembro, passará a ser acessível em todas as abas do Safari.

O rastreamento por impressão digital é uma forma insidiosa de monitoramento utilizada por empresas para acompanhar as atividades de um usuário na internet. Funciona como uma impressão digital digital gerada com base no hardware do dispositivo, extensões de navegador de terceiros, fontes personalizadas e configurações específicas.

Esse tipo de rastreamento é projetado para persistir mesmo após a limpeza do histórico, armazenamento e cache do navegador. Para proteger os usuários, a Apple fornece informações aleatórias e altera os detalhes sobre o hardware e software compartilhados com os rastreadores. Isso dificulta a criação de impressões digitais por corretores de dados e empresas.

O Firefox, concorrente do Safari, também oferece proteção contra rastreamento desde 2020, adotando uma abordagem mais agressiva ao bloquear solicitações de terceiros para empresas que rastreiam usuários online, em comparação com a proteção avançada do Safari.

Vale destacar que a proteção avançada contra rastreamento não está habilitada para todas as abas do Safari, sendo disponibilizada na primeira versão beta pública do iOS 26, que foi lançada na semana passada para smartphones elegíveis. Um membro da equipe do Gadgets 360 confirmou que o recurso funcionou nas abas de navegação privada, mas precisava ser ativado manualmente através do aplicativo de Configurações.

Os usuários que desejam ativar a proteção avançada contra rastreamento podem acessar o aplicativo de Configurações e seguir o caminho: Apps > Safari > Avançado > Rastreamento e Impressão Digital Avançados > Todas as Navegações. Essa ação habilitará o recurso no Safari antes do lançamento da versão estável do iOS 26, previsto para setembro.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments