Rumores sobre o iPhone dobrável da Apple: O que esperar da tecnologia de biometria
As especulações em torno das características biométricas do primeiro iPhone dobrável da Apple estão gerando muito burburinho entre os entusiastas da tecnologia. Recentemente, analistas como Ming-Chi Kuo apontaram que, devido a desafios de design, o novo modelo pode não contar com o conhecido sistema de reconhecimento facial Face ID, optando em vez disso pelo Touch ID. Contudo, um novo relato de um conhecido vazador de informações sugere que o dispositivo terá uma câmera sob a tela, mas sem os componentes necessários para a funcionalidade completa do Face ID.
O futuro do Face ID no iPhone dobrável
Não foram fornecidas explicações claras sobre o motivo do sistema de câmera TrueDepth e seus componentes não estarem localizados sob a tela do novo iPhone. Contudo, a escolha pode estar relacionada à necessidade de manter a precisão desse recurso de biometria. A fonte Digital Chat Station revelou que o iPhone dobrável terá um design em estilo livro, mantendo uma proporção de 4:3 para garantir consistência com os modelos de iPad da Apple.
De acordo com o vazador, enquanto a câmera frontal será posicionada sob a tela, as tecnologias essenciais para o Face ID — incluindo o sensor TrueDepth e o scanner de infravermelho — não estarão inclusas. Isso leva a duas possibilidades: ou a Apple eliminará completamente o Face ID da nova linha de produtos, adotando um recorte em forma de furo para o Touch ID semelhante ao que é encontrado no iPad Air, ou tentará incorporar o reconhecimento facial mantendo os componentes visíveis na parte superior da tela.
Desafios de design e expectativas de preço
A necessidade de minimizar a espessura do iPhone dobrável pode forçar a Apple a abrir mão do Face ID. Essa perspectiva certamente desanimará muitos consumidores, especialmente considerando que o preço de varejo do dispositivo deve variar entre US$ 2.000 e US$ 2.500. A pressão para inovar em um mercado competitivo de smartphones dobráveis também pode explicar o tempo que a Apple levou para decidir entrar nesse nicho.
Entretanto, em um movimento para aumentar a durabilidade do aparelho, a Apple está planejando utilizar uma dobra de metal líquido, que também reduzirá significativamente a visibilidade da linha de dobra. A previsão de lançamento do iPhone dobrável está marcada para 2026, mas como sempre, é prudente tratar esses rumores com cautela até que informações oficiais sejam divulgadas.
O iPhone dobrável representa uma nova era para a Apple, e suas decisões no que tange à tecnologia de biometria refletem não apenas as limitações de design, mas também a busca incessante por inovação e a satisfação do consumidor. Resta aguardar as próximas atualizações e a confirmação das funcionalidades que farão parte desse aguardado lançamento.