quinta-feira, agosto 14, 2025
HomeInternetIsso é como o GPT-5 se parece: O que há de diferente...

Isso é como o GPT-5 se parece: O que há de diferente em relação ao GPT-4?

O CEO da OpenAI, Sam Altman, provocou o lançamento do próximo modelo de inteligência artificial (IA) da empresa, o GPT-5, neste domingo. Em uma postagem nas redes sociais, o executivo divulgou uma captura de tela de uma consulta e sua resposta, destacando as melhorias na geração de texto que o novo modelo promete trazer. Relatórios anteriores afirmam que o modelo de IA GPT-5 pode ser lançado em agosto, embora a empresa ainda não tenha confirmado isso oficialmente. Altman já havia ressaltado que este será o primeiro modelo desenvolvido pela OpenAI que unificará as séries GPT e O-series.

No mesmo post na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), Altman elogiou a série Pantheon da AMC. Quando um usuário questionou se o GPT-5 recomendava a série, o CEO compartilhou uma captura de tela mostrando que o novo modelo de linguagem realmente fez a recomendação.

Altman perguntou ao chatbot: “Qual é a série mais instigante sobre IA?” e o chatbot respondeu com uma lista selecionada de séries, incluindo informações sobre onde estão disponíveis para streaming e uma breve descrição, sem revelar spoilers.

A equipe do Gadgets 360 decidiu usar o mesmo comando no GPT-4o, disponível para o plano gratuito, a fim de comparar as respostas dos dois modelos de IA. Em uma análise superficial (pois ainda não temos as pontuações de referência), parece que o GPT-5 é mais conversacional do que seu predecessor.

Além disso, a resposta do GPT-4o seguiu um formato mais antiquado, com marcadores e subtítulos. As respostas do GPT-5 aparentam ser muito mais fluídas e de fácil leitura. O novo modelo de IA também forneceu informações mais precisas ao recomendar uma série (como avaliações do Rotten Tomatoes, percepção do público, destaques da cinematografia, etc.), enquanto a resposta do GPT-4o foi mais vaga e focada na trama.

A diferença nas respostas pode ser atribuída à afirmação anterior de Altman, na qual ele destacou que o GPT-5 unificará o tom conversacional do GPT com a capacidade de raciocínio da O-series. Notavelmente, o próximo modelo de linguagem também deve oferecer acesso a todas as ferramentas da OpenAI, incluindo Canvas, busca na web, geração de imagens, modo de voz avançado, e até mesmo o novo ChatGPT Agent.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments