domingo, agosto 31, 2025
HomeGovernoJovens brasileiros conquistam quatro medalhas na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e...

Jovens brasileiros conquistam quatro medalhas na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Na quinta-feira (28), os cinco jovens brasileiros que participaram da 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA) retornaram para casa com bagagens mais recheadas. Além de suas roupas, eles voltaram com uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze, dois troféus e uma menção honrosa. De 11 a 21 de agosto, os estudantes do ensino médio competiram com os melhores alunos de astronomia e astrofísica do mundo em Mumbai, na Índia.

Luca Pieroni Pimenta conquistou a medalha de ouro, além de dois troféus: um pela melhor prova em grupo e outro pela melhor prova observacional. Franklin da Silva Costa e Francisco Carluccio de Andrade ganharam medalhas de prata, enquanto Lucas Amaral Jensen levou bronze. Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz recebeu uma menção honrosa. O grupo foi orientado pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.
 
Os alunos foram escolhidos após se destacarem nas etapas presenciais e online da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma agência vinculada à pasta.

IOAA

De acordo com Júlio Klafke, membro da comissão organizadora da OBA e astrônomo, a IOAA envolve diversos países e os desafios são mais teóricos e físicos. “O nível das provas é extremamente elevado, abrangendo conhecimentos de matemática, física e astronomia”, explica Klafke.

 
OLAA

De 1 a 7 de outubro, o Brasil sediará a 17ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O evento ocorrerá em Barra do Piraí (RJ) e contará com equipes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Por ser o país anfitrião, o Brasil será representado por duas equipes compostas por dez estudantes do ensino médio. A primeira equipe inclui Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE), Filipe Ya Hu Dai Lima, também de Fortaleza (CE), Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE), Isabela Xavier De Miranda, do Rio de Janeiro (RJ) e Luís Fernando De Oliveira Souza, de Cassilândia (MS).
 
A segunda equipe será composta por Eyke Cardoso De Souza Torres, de Ourilândia do Norte (PA), Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE), Gustavo Globig Farina, de Fortaleza (CE), João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE) e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). Os grupos contarão com a orientação dos professores Hugo Menhem e Thiago Paulin.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments