Cinco jovens brasileiros representarão o Brasil na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Este ano, a competição ocorrerá em Mumbai, na Índia, de 11 a 21 de agosto.
“Essas olimpíadas são muito significativas, não apenas para a formação dos nossos jovens, mas também para o desenvolvimento e a soberania do Brasil”, destaca o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
A delegação é formada por Franklin da Silva Costa, de Recife (PE), Francisco Carluccio De Andrade, de Campinas (SP), Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz, de São Paulo (SP), Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP) e Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP). Todos são estudantes do ensino médio em escolas públicas e particulares, e o grupo é orientado pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.
A seleção ocorreu após os alunos se destacarem nas fases presenciais e online da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com o suporte do MCTI e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma agência subordinada ao ministério.
Além das fases da olimpíada, a equipe recebeu treinamentos com medalhistas de edições passadas, além de professores, especialistas e astrônomos. “Desejamos sucesso à nossa equipe e que voltem premiados, fortalecendo ainda mais o setor. Estamos na torcida”, encerrou Arruda.
Outros cinco alunos que se destacaram na OBA também participarão da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que será realizada em setembro, no Brasil.