Na quinta-feira, 4 de setembro, foi lançado o Guia de Ações Educacionais em Resposta a Emergências Climáticas durante um webinário transmitido ao vivo pelos canais do Conviva Educação e do MEC no YouTube. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Instituto Reúna e o Vozes da Educação.
O evento contou com a participação de Ana Valeria Dantas, coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC, Tiago Monteiro, gerente de Inovação e Desenvolvimento do Instituto Reúna, e Carolina Campos, fundadora e diretora-executiva do Vozes da Educação, sendo moderado por Joana Saraiva, representante da área de comunicação da Undime.
Com 28 páginas, o documento integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e se fundamenta em três áreas prioritárias: clima escolar e pessoas, dinâmica e processos, e ensino e aprendizagem.
Conforme dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 1 milhão de estudantes no Brasil foram negativamente afetados pelas mudanças climáticas em 2024. Ana Valeria Dantas ressaltou a importância do guia, destacando que “é fundamental considerar os desafios que impactam a aprendizagem adequada diante das mudanças climáticas”.
A elaboração do guia teve início em 2024, quando eventos como as enchentes no Rio Grande do Sul evidenciaram o impacto direto das crises ambientais na educação. Segundo Carolina Campos, o objetivo é minimizar as perdas pedagógicas em situações de emergência, uma vez que a interrupção das aulas gera a perda de aprendizagem.
O material sugere ações em curto e médio prazo. Inicialmente, recomenda-se o mapeamento de danos estruturais, físicos e psicológicos. Em seguida, apresenta orientações para a reabertura dos espaços educacionais. A longo prazo, o foco é desenvolver estratégias que garantam a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade. Além disso, inclui práticas como letramento climático e educação para a resiliência.
O Guia de Ações Educacionais reafirma o compromisso do MEC em fortalecer o suporte técnico e pedagógico diante dos desafios climáticos, promovendo também a inclusão da educação ambiental nos currículos.
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens visa apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na recuperação das aprendizagens de estudantes da educação básica que enfrentam defasagens. Essa política, criada em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Undime, busca assegurar acesso a uma educação de qualidade, promovendo a equidade no ensino.
A iniciativa é uma resposta articulada para garantir que crianças, adolescentes e jovens consigam recompor conhecimentos e habilidades, avançando em sua trajetória escolar de forma eficaz e sustentável.
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