quinta-feira, setembro 19, 2024
HomeNotíciasLançamento de satélites da Kinéis pela Rocket Lab é abortado nos últimos...

Lançamento de satélites da Kinéis pela Rocket Lab é abortado nos últimos instantes

Nesta quarta-feira (18), a Rocket Lab interrompeu o lançamento de seu foguete Electron no exato momento em que ele estava prestes a decolar, frustrando a missão que levaria ao espaço cinco satélites de Internet das Coisas da empresa francesa Kinéis. O lançamento ocorreria a partir das instalações da Rocket Lab na Nova Zelândia, às 20h (horário de Brasília).

A contagem regressiva chegou a zero e os motores do primeiro estágio do foguete foram acionados, mas logo em seguida, eles pararam de funcionar. A Rocket Lab, em uma publicação no X (antigo Twitter), explicou que a missão exigia um lançamento instantâneo e que não haveria novas tentativas naquele dia. “A equipe está avaliando oportunidades para a próxima tentativa e compartilharemos mais informações em breve”, informou a empresa.

O cancelamento foi causado pela ativação de um sensor do sistema em solo, levando o computador de voo do foguete a suspender a decolagem. Felizmente, a Rocket Lab confirmou que nem o Electron, a plataforma de lançamento, nem os satélites foram danificados.

Este seria o 53º voo do foguete Electron e o segundo de cinco lançamentos contratados pela Kinéis, uma operadora francesa especializada em Internet das Coisas e satélites. Quando o lançamento for remarcado, o Electron levará ao espaço cinco satélites que irão compor a constelação da Kinéis, planejada para ter um total de 25 unidades.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments