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Leilão do túnel Santos-Guarujá, a principal obra do Novo PAC, gera R$ 6,8 bilhões em investimentos

A empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora do leilão e assumirá a responsabilidade pela construção do túnel imerso, um projeto que contará com investimentos do Governo Federal e do estado de São Paulo.

Considerada a maior obra de infraestrutura do Novo PAC, o túnel Santos-Guarujá atraiu investimentos de R$ 6,8 bilhões durante o leilão realizado nesta sexta-feira (5/9) na B3, em São Paulo, numa colaboração entre o governo federal e o governo estadual. A Mota-Engil apresentou a melhor proposta para a contrapartida do poder público, superando a concorrente espanhola Acciona. A empresa conta com a participação de 32,4% da CCCC (China Communications Construction Company), que possui vasta experiência em obras imersas, incluindo o túnel Taihu, o maior da China, com 10,8 quilômetros de extensão. O leilão foi concluído após a abertura das propostas apresentadas pelas empresas concorrentes no início da semana.

“O sucesso desse leilão demonstra a confiança dos investidores no Brasil, que se apresenta como uma importante janela de oportunidades, graças à segurança jurídica e a uma robusta carteira de projetos”, destacou Silvio Costa Filho, lembrando que ainda este ano o Ministério de Portos e Aeroportos deverá realizar outros leilões, que devem somar investimentos de cerca de R$ 20 bilhões. Entre os projetos estão dois empreendimentos no Porto de Santos: o terminal de contêineres Tecon Santos 10 e o canal de acesso ao porto, além do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e terminais portuários privados, previstos para 2025.

“Estou muito feliz por participar desse momento histórico, fortalecendo o diálogo institucional e o pacto federativo. Estamos vivendo o melhor momento da história do Brasil em concessões”, afirmou Silvio Costa Filho, convidando o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para selar a parceria na B3.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a importância do projeto, dizendo que “a população de São Paulo finalmente verá uma obra sonhada há 100 anos sair do papel”, destacando o impacto positivo que ela trará com a melhora na mobilidade urbana.

“Um dia histórico que ficará na memória, com certeza veremos os frutos sendo colhidos à medida que a obra avança, contribuindo para a qualidade de vida e a logística do Porto de Santos”, avaliou Alex Ávila, Secretário Nacional de Portos.

O túnel Santos-Guarujá promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista. A conexão entre as duas cidades reduzirá o tempo de travessia para apenas dois minutos, em contraste com os atuais 18 minutos levados por balsa, além do tempo de espera, e até uma hora por estrada.

Desde a década de 1920, a população da Baixada Santista aguarda essa ligação com o Guarujá. Com o crescimento do movimento no porto, a travessia por balsas começou a mostrar-se insuficiente. A ideia de um túnel submerso, que parecia distantes por décadas, agora começa a se concretizar.

Além de melhorar a mobilidade, a nova estrutura, que contará com seis faixas de tráfego, ciclovia e passagens para pedestres, pretende acabar com as longas filas de balsas e a dependência de transporte rodoviário, tornando o dia a dia mais leve para os moradores das duas cidades. Estima-se que a obra beneficiará diretamente mais de 720 mil pessoas.

Outra grande iniciativa em Guarujá é o Aeroporto Civil Metropolitano, que está em fase de conclusão e deverá ser inaugurado no início de 2026. Juntos, o aeroporto e o túnel promoverão uma nova era de mobilidade na Baixada Santista.
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