segunda-feira, setembro 8, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMais de 99 mil trabalhadores não retiraram o Abono Salarial de 2023

Mais de 99 mil trabalhadores não retiraram o Abono Salarial de 2023

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que 99.012 trabalhadores ainda não realizaram o saque do Abono Salarial, somando R$ 114,3 milhões disponíveis. Os beneficiários têm até 29 de dezembro de 2025 para retirar os valores.

Recentemente, o MTE começou a processar as informações enviadas pelas prefeituras, com o prazo excepcional encerrado em 20 de junho. Assim, servidores públicos com atraso no pagamento referente ao ano-base de 2023 terão o benefício disponível no dia 15 de outubro.

A partir de 5 de outubro, os trabalhadores poderão consultar o montante e a instituição bancária responsável pelo pagamento através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal GOV.BR.

Neste ano, o MTE identificou 25.450.222 trabalhadores elegíveis para o Abono Salarial, abrangendo o ano-base de 2023 e uma revisão dos cinco anos anteriores. Até o momento, 24.708.366 já receberam o benefício, totalizando R$ 29,1 bilhões, o que corresponde a uma cobertura de 97,09%. Contudo, 99.012 trabalhadores ainda não efetuaram o saque.

Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador deve atender a critérios como estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos de empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP, ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias no ano-base e garantir que seus dados foram corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

O Abono Salarial será pago, preferencialmente, por crédito em conta CAIXA, podendo também ser depositado na poupança social digital, acessível pelo aplicativo CAIXA Tem. Para os que não possuem conta, o saque poderá ser realizado em agências da Caixa, casas lotéricas e demais locais disponíveis.

No Banco do Brasil, o pagamento será feito preferencialmente por crédito em conta bancária, com possibilidade de transferência via TED ou PIX. Para os trabalhadores sem conta ou chave PIX, o saque estará disponível nas agências.

Informações adicionais estão disponíveis pelos canais de atendimento do MTE, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158. O calendário completo de pagamento pode ser consultado por meio do portal do MTE.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments