sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMapa atua em operação contra sementes irregulares no Rio Grande do Sul

Mapa atua em operação contra sementes irregulares no Rio Grande do Sul

Entre os dias 26 e 29 de agosto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da Operação Semente Segura II, realizada no Rio Grande do Sul em colaboração com a Polícia Civil e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do estado (Seapi). A operação teve como objetivo fiscalizar a comercialização de sementes e insumos agrícolas irregulares.

Sob a coordenação da Ronda Agro XCVI, parte do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), a ação envolveu a inspeção de 27 propriedades rurais em 15 municípios, incluindo Jari, Júlio de Castilhos, Tupanciretã e São Luiz Gonzaga, entre outros.

Durante as fiscalizações, foram verificados produtores de diversas culturas, como soja, aveia, centeio, feijão e azevém. A operação resultou na apreensão de aproximadamente 3 mil toneladas de sementes em condições irregulares e na emissão de múltiplos autos de infração, acarretando um prejuízo estimado em cerca de R$ 35 milhões aos infratores. As infrações serão analisadas em processos administrativos, que poderão resultar em penalidades como advertências, multas e a condenação das sementes apreendidas.

A operação foi coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB) da Polícia Civil, com a participação do Mapa, por meio da Coordenação-Geral de Sementes e Mudas, do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal, e da Superintendência Federal no RS, além da Seapi. A iniciativa sublinha a importância da colaboração entre os órgãos públicos para assegurar a sanidade vegetal, a segurança alimentar, a proteção ambiental e o cumprimento da legislação agrícola.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments