Os conceitos do Plano ABC+, juntamente com seus sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis, foram apresentados nesta quinta-feira (4) aos adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.
As reuniões, em formato híbrido, contaram com a participação do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, e do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira Pinto, além das equipes técnicas de ambas as secretarias.
Durante os encontros, foram compartilhadas informações detalhadas sobre painéis de monitoramento, estante de projetos e as mudanças no padrão de produtividade resultantes da adoção das técnicas promovidas pelo Plano ABC+.
A importância da articulação entre os diferentes atores com interesses comuns voltados para a sustentabilidade da agropecuária, nas suas dimensões econômica, social e ambiental, foi debatida. A conversa também destacou a relevância da diversidade de programas de crédito rural e dos fundos constitucionais como apoio à implementação do Plano, além da convergência entre as políticas públicas vinculadas ao ABC+.
O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) é coordenado pelo Mapa e foi criado em 2010, com reformulação em 2021. O objetivo do plano é aumentar a eficiência produtiva enquanto reduz as emissões de gases de efeito estufa, melhorando também o uso dos recursos naturais e aumentando a resiliência dos sistemas produtivos, permitindo assim que o setor agropecuário se adapte às mudanças climáticas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.