O patch 1.2.0 de Mario Kart World foi disponibilizado e trouxe mudanças significativas no sistema de seleção de pistas, revertendo uma alteração anterior que desagradou a muitos fãs. Essa decisão reacende o debate sobre como jogos com longa tradição devem se adaptar às novas propostas de jogabilidade.
Corrida tradicional ganha mais espaço
Desde que foi lançado no Nintendo Switch 2, Mario Kart World introduziu duas categorias de pistas: os circuitos tradicionais de três voltas e as chamadas Intermission Tracks, que consistem em um trajeto até o estágio com apenas uma volta. O objetivo era diversificar o ritmo das corridas, mas a recepção foi morna.
Jogadores rapidamente descobriram uma brecha: ao optar pela opção “Aleatória” no modo VS, o jogo favorecia os circuitos de múltiplas voltas. Essa “gambiarra oficial” foi removida na versão 1.1.2, resultando em frustração generalizada entre os fãs.
Com a nova atualização, a Nintendo ajustou a frequência das pistas de voltas completas, fazendo com que elas apareçam com mais regularidade nos modos VS e em corridas via conexão local.
Nintendo cede à pressão da comunidade
A mudança foi documentada no site oficial da empresa, podendo ser vista como uma resposta direta às críticas da comunidade. Apesar da tentativa dos desenvolvedores em incentivar a experimentação com novos formatos, a reação dos jogadores foi mais impactante.
“É difícil convencer alguém a mudar um estilo de jogo que existe há trinta anos. Por isso, seguimos buscando equilíbrio entre novidade e tradição, ouvindo quem está no controle dos karts.”
Inteligência artificial também foi ajustada
Outra alteração importante na versão 1.2.0 envolve o comportamento dos adversários controlados por IA. A Nintendo reduziu a agressividade dos bots em todos os modos, exceto no modo Battle. O objetivo é suavizar momentos de ataques consecutivos com itens no final das corridas, uma queixa comum entre jogadores experientes.
A alteração pode tornar o jogo menos punitivo para quem joga em níveis médios de dificuldade e evita partidas online.
Patch Notes – Mario Kart World (Versão 1.2.0)
Mudanças gerais:
- Nova opção “No COM” no modo VS Race em single player, permitindo competir sem oponentes controlados por IA.
- Nova regra de itens: “Somente cogumelos”, disponível em corridas solo e multiplayer.
- Jogadores agora podem salvar e assistir replays de Time Trial.
- Novo recurso para escolher quem assistir como espectador em modos Knockout Tour e Balloon Battle, tanto online quanto em LAN/wireless.
- Agora é possível visualizar o tempo de espera para a próxima corrida ou batalha em partidas online, LAN ou sem fio.
- O jogo memoriza a posição e tamanho do cursor da câmera, mesmo após ser fechado, desde que o número de jogadores não altere.
- No modo Free Roam, P Switches, painéis “?” e Medalhas da Peach mudam de cor após serem coletados.
- Aumentou a frequência de pistas com três voltas nos modos VS Race e Wireless Play.
Ajustes de jogabilidade e IA:
- Redução da força da IA (COM) em todos os modos, exceto em Battle.
- O item Boomerang agora tem menor precisão ao alvo.
- Triple Dash Mushroom aparece com menos frequência para jogadores em posições mais baixas (exceto na regra “Frantic”).
- A chance de surgimento do item “?” Block foi aumentada fora do modo “Frantic”.
- Novidade visual na largada: ao acelerar no tempo exato, o carro realiza uma animação de giro de roda, sem penalização de velocidade.
Correções de bugs:
- Correções em mais de 30 falhas gerais, incluindo:
- Problemas em corridas wireless
- Bugs em colisões e quedas de personagem
- Ícones de itens trocados erroneamente
- Glitches em pistas como Choco Mountain, Wario Shipyard, Bowser’s Castle
- Dashs imprecisos, travamentos no menu e falhas de controle em certas condições
O dilema entre inovação e nostalgia
A tentativa da Nintendo de introduzir novas experiências, como os circuitos Intermission, enfrenta um desafio comum em franquias de longa data: como inovar sem afastar os fãs?
Ainda que essas pistas ofereçam propostas diferentes de jogabilidade, a preferência dos jogadores continua a ser pelo formato clássico de três voltas.
A expectativa agora é por futuras atualizações que possam proporcionar mais controle sobre o tipo de pista selecionada, permitindo ao jogador optar entre correr em uma Intermission Track ou em uma pista convencional. Isso poderá ocorrer através de filtros no modo Aleatório ou listas personalizadas.
Fonte: Nintendo Life