sexta-feira, agosto 1, 2025
HomeGovernoMCTI comanda iniciativa para salvaguardar indústrias gaúchas de fenômenos climáticos.

MCTI comanda iniciativa para salvaguardar indústrias gaúchas de fenômenos climáticos.

Um projeto liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com o governo do Japão, utilizará tecnologia de mapeamento territorial via satélite para auxiliar o setor industrial do Rio Grande do Sul na adaptação às mudanças climáticas.

A iniciativa visa implementar um sistema japonês de mapeamento por satélite, sensoriamento remoto e inteligência artificial que possibilita a criação de simulações digitais de enchentes. Essa ferramenta pode prever cenários de risco, orientar planos de contingência e fortalecer cadeias produtivas vulneráveis a eventos extremos, com foco em micro e pequenas empresas industriais que já enfrentam tais desafios ou estão localizadas em áreas de risco.

A ação é uma resposta às severas enchentes que afetaram o Estado em 2024 e será realizada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em colaboração com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS).

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel de Almeida Filho, destacou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) recentemente aprovou uma nova linha de investimento voltada para o uso da ciência e tecnologia em relação às mudanças climáticas, chamada SOS Clima Brasil, e que a iniciativa no Rio Grande do Sul está em conformidade com este tema.

“Vamos utilizar tecnologias de imageamento por satélite e inteligência artificial para simular enchentes, pensando em maneiras de ajudar pequenos empreendimentos no RS a se tornarem mais resilientes a esses problemas, que tendem a se tornar mais frequentes devido às mudanças climáticas. Isso demonstra o compromisso do MCTI. Este projeto já nasce com a perspectiva de aplicar o melhor da nossa ciência e tecnologia em colaboração com outros países”, explicou.

Workshop apresenta solução tecnológica a empresas do RS

Entre os dias 8 e 10 de julho, uma missão técnica da UNIDO, em conjunto com o MCTI, esteve em Porto Alegre promovendo um workshop com empresas gaúchas para demonstrar o funcionamento da tecnologia, alinhar a estratégia de implementação e discutir os impactos socioeconômicos das enchentes.

No dia seguinte ao workshop, foram realizadas reuniões técnicas entre o MCTI, UNIDO e Sebrae-RS com representantes e especialistas do governo estadual, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Consulado-Geral do Japão e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No último dia da missão, houve visitas técnicas a indústrias na região metropolitana de Porto Alegre, visando avaliar os impactos estruturais das enchentes de 2024.

Com informações das Nações Unidas no Brasil.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments