segunda-feira, setembro 8, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMD realiza evento em Brasília para impulsionar as exportações da indústria de...

MD realiza evento em Brasília para impulsionar as exportações da indústria de defesa nacional

Brasília (DF), 14/8/2025 – O 3º Brazilian Defense Day Embaixadas ocorreu hoje em Brasília, reunindo 47 empresas do setor de defesa e 60 representantes diplomáticos de 47 países. O evento foi promovido pelo Ministério da Defesa com o objetivo de criar um ambiente propício à geração de oportunidades comerciais e ao fortalecimento das exportações de produtos de defesa.

Durante o encontro, organizado pela Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod-MD), as empresas da Base Industrial de Defesa (BID) apresentaram seus principais produtos em um painel, seguido de um momento para interação com o corpo diplomático. O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a importância do evento para demonstrar de forma rápida a diversidade de produtos fabricados pela BID.

Rodrigues também comentou que a BID atingiu um novo recorde, superando US$ 2 bilhões em autorizações de exportação de produtos e serviços no primeiro semestre de 2025. Esse total representa cerca de 113% do valor alcançado em 2024, que foi de US$ 1,78 bilhão. “Esperamos que até o final do ano, o valor seja ainda superior. A Seprod atua como uma ponte entre o setor de defesa e o mundo”, afirmou.

O Secretário ressaltou que a indústria de defesa brasileira possui uma variedade significativa de produtos, incluindo aeronaves, bombas, drones, armamentos de pequeno calibre, entre outros. “Nosso objetivo é fomentar um ecossistema robusto e competitivo, onde as empresas brasileiras possam prosperar e ampliar suas atividades. A exportação de produtos de defesa é um reconhecimento da confiança na nossa tecnologia e engenharia”, enfatizou.

O evento, que ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), recebeu apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde).

Importações – Em um evento separado do Brazilian Defense Day Embaixadas, o Coronel Marlison Jose do Nascimento Gonçalves, Coordenador da Divisão de Controle de Importação e Exportação do Ministério da Defesa, apresentou o Novo Processo de Importação (NPI), que está sendo implementado este ano.

Conforme explicado, o novo sistema agiliza o processo de importação e simplifica o trabalho das empresas. As importações passarão a ser realizadas por meio de um portal único de comércio exterior, substituindo a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI) pela Declaração Única de Importação (Duimp). O Coronel destacou que o modelo anterior utilizava diversos sistemas, enquanto o novo processo operará com uma única licença de importação.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments