sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMDA realiza II Encontro Nacional de Órgãos de Terra no Piauí

MDA realiza II Encontro Nacional de Órgãos de Terra no Piauí

Entre os dias 3 e 5 de setembro, Piauí receberá o II Encontro Nacional de Órgãos de Terra, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em colaboração com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). O evento contará com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e reunirá representantes de órgãos estaduais de terra de todo o país, além de gestores públicos, movimentos sociais e instituições parceiras. A iniciativa visa promover o intercâmbio técnico e fortalecer as políticas públicas relativas à regularização fundiária, ordenamento territorial e governança da terra no Brasil.

Assim como na primeira edição, realizada no Pará, o Piauí foi escolhido por sua relevância nacional, especialmente no que toca à atenção a povos e comunidades tradicionais. Entre as inovações desta edição está a realização simultânea do I Encontro Técnico de Órgãos de Terra do Nordeste, que busca integrar os estados da região e encontrar soluções conjuntas para os desafios da regularização fundiária em contextos como o semiárido e outros territórios nordestinos.

A programação traz discussões sobre os principais eixos da política fundiária nacional, mecanismos de integração entre estados e União, e estratégias para avançar na regularização de áreas coletivas e individuais. O evento incluirá painéis temáticos, mesas técnicas, oficinas e debates com a participação de representantes do MDA, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), de órgãos estaduais de terra e da sociedade civil.

Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA, ressalta que a pasta tem buscado parcerias estratégicas com estados e organizações da sociedade civil, resultando em avanços significativos na governança fundiária do país. “Nossa secretaria tem criado os instrumentos e as conexões necessárias para fornecer dados confiáveis, aumentando a segurança e a transparência na gestão de terras”, afirmou.

O MDA, por meio da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT), tem investido em sistemas de integração de dados para aprimorar sua atuação na formulação de políticas relacionadas à destinação de terras públicas, na integração de cadastros de imóveis rurais, na coordenação de programas de crédito fundiário, e na criação de estratégias para a prevenção e mediação de conflitos no campo. A pasta também está desenvolvendo ações de apoio a populações afetadas por grandes empreendimentos, mudanças climáticas e danos ambientais.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments