O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participa da Caravana Federativa nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com o apoio da Secretaria de Assuntos Federativos, visa levar representantes de órgãos federais aos estados e municípios, facilitando o diálogo com a sociedade civil e gestores em diferentes esferas.
A edição no Rio Grande do Norte marca a reativação da Caravana Federativa em 2025, que, até março de 2026, percorrerá 19 estados brasileiros. A programação inclui balcões de atendimento, oficinas temáticas, fóruns e atividades culturais, com o intuito de atender as demandas dos entes federativos, ajudando a resolver pendências e contribuindo para a implementação de políticas públicas mais eficazes.
No primeiro dia, pela manhã, o estande do MDHC atendeu mais de 50 prefeitos, secretários e representantes da sociedade civil que buscavam informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo ministério.
“O objetivo das Caravanas Federativas é levar ações e programas do governo federal aos territórios. A presença do MDHC reforça o diálogo e a prestação de atendimentos, além de estimular a criação de Secretarias e Conselhos de Direitos Humanos nos municípios e estados”, afirmou Cristiane Lourenço, representante do MDHC no evento.
A agenda reafirma o comprometimento do MDHC com as políticas públicas voltadas ao enfrentamento das violações de direitos humanos e ao combate às desigualdades. Entre os programas apresentados estão o Programa de Equipagem e Modernização da Infraestrutura, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Plano Ruas Visíveis e o Programa Envelhecer nos Territórios.
Nesta sexta-feira, o ministério, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentará o painel “Direitos Humanos e Cidadania das Pessoas Idosas: Programas e Ações”. Kênio Costa Lima, diretor de Proteção da Pessoa Idosa, destacou que o Rio Grande do Norte ainda enfrenta demandas urgentes relacionadas ao envelhecimento. “É essencial apoiar gestores locais para que políticas como saúde e assistência sejam inclusivas”, enfatizou.
A oficina do MDHC ocorrerá das 9h às 12h, na sala 09 do Centro de Convenções de Natal, com inscrição prévia necessária.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.