sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMDHC impulsiona discussões globais na 1ª Conferência da Juventude Global de Direitos...

MDHC impulsiona discussões globais na 1ª Conferência da Juventude Global de Direitos Humanos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou, na terça-feira (2), da 1ª Audiência dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, promovida pela Global Youth Organization (GYO) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, o evento reuniu jovens líderes, representantes do governo, da sociedade civil e de organismos internacionais para discutir os principais desafios enfrentados por crianças e adolescentes.

Um dos destaques da conferência foi a apresentação do processo de elaboração do Pacto Global dos Direitos das Crianças e das Juventudes, um documento estratégico da GYO que será levado à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao G20, ressaltando o papel do Brasil no debate internacional sobre direitos humanos.

Representando o MDHC, a chefe de gabinete da SNDCA, Mayara Silva, enfatizou que, apesar dos avanços no Brasil, desafios regionais ainda demandam monitoramento e cooperação interinstitucional. “A infância e a adolescência são segmentos da população extremamente vulneráveis, expostos a várias formas de violação de direitos, incluindo violência física, sexual, digital, exploração laboral e evasão escolar, além de sofrerem os impactos de conflitos armados”, afirmou.

Ela avaliou que o encontro é um passo decisivo para fortalecer o protagonismo juvenil e consolidar o Pacto Global, conectando o Brasil ao debate internacional sobre a proteção integral de crianças e adolescentes.

A participação do MDHC também se insere na preparação para a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que ocorrerá de 10 a 12 de dezembro, em Brasília. “Nossa presença aqui dialoga com a 1ª Audiência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovendo o diálogo intergeracional e a construção do Pacto Global pelos Direitos Humanos”, concluiu.

A programação do evento incluiu mesas redondas sobre temas como violência, exploração laboral, evasão escolar, riscos digitais e os efeitos de conflitos armados, reafirmando o compromisso do MDHC em unir sociedade civil, juventude e instituições públicas na defesa dos direitos humanos.

A Organização da Juventude Global (OJG), entidade internacional composta por jovens de vários países, busca soluções inovadoras para desafios econômicos, sociais, educacionais e financeiros em nível global. Reconhecendo a importância da juventude na construção de um futuro mais justo e sustentável, a OJG proporciona um espaço de diálogo e colaboração, onde ideias e experiências são compartilhadas e transformadas em ação.

Mais do que um fórum de debates, a OJG atua como uma rede de jovens líderes em torno de causas comuns, promovendo projetos coletivos e influenciando políticas públicas. Seu compromisso é assegurar que as vozes da juventude sejam ouvidas e consideradas em processos de decisão internacionais, fortalecendo os direitos e interesses das novas gerações.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments