Portal Oficial da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é Lançado pelo MDHC
Em um marco significativo para a promoção dos direitos das pessoas idosas no Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), lançou na última segunda-feira (31) o portal oficial da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI). O evento, que ocorrerá de 5 a 8 de novembro em Brasília (DF), tem como intuito mobilizar a sociedade em torno das múltiplas velhices que compõem o universo dos cidadãos com mais de 60 anos.
O novo portal reunirá uma ampla gama de informações pertinentes ao evento, com o objetivo de facilitar a participação de todos os interessados. Os visitantes podem acessar materiais de divulgação, como cartilhas, folders e o texto base da Conferência, além de documentos que orientarão os debates programados para as etapas preparatórias, que se estenderão até 2025, com reuniões em diversos municípios, estados e no Distrito Federal.
O portal também será um ponto de acesso para inscrições de municípios, estados e Distrito Federal, bem como para o cadastro de delegados e propostas. Além disso, o site possibilitará a inscrição em Conferências Livres Nacionais, que acontecerão até agosto deste ano.
Tema Central e Objetivos da Conferência
O tema central da 6ª CONADIPI será “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência, equidade, direitos e participação”. Espera-se que aproximadamente 1.200 pessoas participem, incluindo idosos, suas famílias, profissionais da área de saúde, assistência social e gestores públicos. O principal objetivo é promover a participação social e identificar os desafios enfrentados por uma população em envelhecimento, advogando por ações de equidade para a defesa dos direitos da cidadania dessa faixa etária.
Desde 2006, cinco conferências nacionais foram realizadas, com a mais recente ocorrendo em 2021. De caráter democrático e inclusivo, essas conferências desempenham um papel fundamental na garantia de políticas públicas voltadas para um envelhecimento digno e ativo, respaldando a criação de propostas que atendem as necessidades da população idosa.
Perguntas Frequentes sobre a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
-
O que é a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa?
- A 6ª CONADIPI é um evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que tem como foco a discussão e promoção dos direitos das pessoas idosas no Brasil.
-
Quando e onde será realizada a conferência?
- A conferência ocorrerá de 5 a 8 de novembro de 2023, em Brasília, DF.
-
Como posso participar do evento?
- Os interessados podem se inscrever por meio do portal oficial da conferência, que oferece informações sobre as inscrições de delegados, propostas e conferências livres.
-
Qual é o tema principal desta conferência?
- O tema central é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência, equidade, direitos e participação”, abordando os desafios enfrentados pela população idosa.
- Quais são os objetivos da conferência?
- O principal objetivo é promover a participação social, identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil e construir ações de equidade para a defesa dos direitos e da cidadania das pessoas idosas.