A comunidade de Bom Jesus, em Porto Alegre (RS), foi palco nos dias 29 e 30 de agosto da iniciativa “Direitos em Movimento: Ouvidoria Itinerante”, promovida pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O objetivo da ação foi facilitar o acesso da população a serviços essenciais e promover o pleno exercício da cidadania.
Luise Aguirra, coordenadora da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, enfatizou que o projeto fortalece a ligação entre governo e comunidade. “A Ouvidoria Itinerante também trouxe o Instituto-Geral de Perícias (IGP), que, em conjunto com o cartório, foi um dos serviços mais buscados, ressaltando a dificuldade no acesso a documentos básicos. A certidão de nascimento e o RG são cruciais para o exercício da cidadania e o acesso a outros serviços públicos. O sucesso da ação reside na oferta desses direitos fundamentais, promovendo a conexão entre o governo federal e a população, em parceria com instituições locais”, disse Aguirra.
Durante o evento, os moradores puderam usufruir de serviços como emissão de Carteira de Identidade, solicitação e atualização do CPF, novos cadastros e agendamentos no CadÚnico, além de orientações coletivas de acolhimento. Também foram oferecidas orientações de saúde bucal, kits de higiene, atendimento a beneficiários do Bolsa Família, informações sobre passe livre interestadual, vacinação, autotestes de HIV e distribuição de preservativos.
As atividades contaram com a colaboração da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus e Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS).
Nos dois dias, foram realizados 192 atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo IGP, com 89 atendimentos no primeiro dia e 103 no segundo. A Receita Federal, por sua vez, atendeu 59 pessoas, sendo 24 atendimentos na sexta-feira e 35 no sábado.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Ministério em levar serviços públicos às comunidades, promovendo a aproximação da população com políticas sociais e assegurando direitos básicos de maneira acessível e eficaz.
Para mais notícias, acesse o TecMania.