O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou, nesta quinta-feira (31), um Protocolo de Intenções com a Bracell, fabricante de celulose, e a Florestar SP, do setor florestal, com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica de inscritos no Cadastro Único. A ação faz parte do Programa Acredita no Primeiro Passo e prevê a disponibilização inicial de vagas para motoristas, operadores de máquinas e auxiliares de serviços.
O ministro do MDS, Wellington Dias, enfatizou a meta do Governo Federal de integrar o CadÚnico e o Bolsa Família às oportunidades oferecidas pelas empresas, priorizando a qualificação de quem mais necessita. “Retiramos o Brasil do Mapa da Fome e estamos fomentando a economia, proporcionando dignidade a milhares de pessoas”, afirmou.
Presentes no evento, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ressaltou a relevância da Florestar, destacando que a Bracell, uma de suas associadas, permitirá que beneficiários do Bolsa Família ingressem em suas empresas. França mencionou que, em 2024, 98% dos empregos gerados foram ocupados por pessoas cadastradas no CadÚnico.
Atualmente, a Bracell conta com 10.235 colaboradores e 17.350 prestadores de serviços envolvidos nas operações de celulose e papel. A empresa oferece um programa de educação focado no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de seus funcionários.
O vice-presidente da Bracell, Júlio Gama, destacou que a parceria atende às reais necessidades dos trabalhadores e afirmou que há vagas disponíveis para mão de obra especializada. “Vejo nessa colaboração uma grande oportunidade para o trabalhador em situação vulnerável, que agora pode acessar esse canal”, disse.
A gerente de atração de talentos da Bracell, Angélica Martins, considerou o Acredita no Primeiro Passo uma proposta concreta de transformação social, enfatizando a disposição da empresa em colaborar com a política pública, promovendo a contratação e capacitação de novos profissionais.
A diretora-executiva da Florestar, Fernanda Abílio, reafirmou o compromisso de mobilizar as empresas associadas para apoiar o programa, esperando que essa parceria inicie um longo processo de colaboração entre o setor florestal, os ministérios e a sociedade civil.
Na cerimônia de assinatura do protocolo, estiveram presentes o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, e o diretor presidente da Florestar, Manoel Browne.
O programa Acredita no Primeiro Passo, instituído em 2024, visa a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. A iniciativa atua em três eixos: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Para mais notícias, acesse o TecMania.