O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira, 2 de setembro, o curso Financiamento e Gestão Financeira para a Equidade na Educação Básica, com uma carga horária de 80 horas, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e é composta por 10 módulos autoinstrucionais de 8 horas, que serão disponibilizados de forma sequencial.
Destinado a profissionais da educação em redes municipais e estaduais, gestores públicos, especialistas e pesquisadores, o curso trará exemplos práticos para auxiliar os educadores na complexidade da tomada de decisões e na alocação de recursos. Os conteúdos visam conectar o arcabouço legal com as características do sistema atual de financiamento da educação, destacando como promover maior equidade na educação brasileira, tanto por meio de um redesenho dos mecanismos quanto nas decisões cotidianas dos gestores educacionais.
O lançamento ocorreu durante um seminário sobre o tema, organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O evento, transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, abordou as condições de oferta e os incentivos das regras de financiamento, além das práticas mais eficazes e equitativas na alocação de investimentos educacionais.
Na abertura, a secretária Zara Figueiredo enfatizou a necessidade de reformular a estrutura de financiamento da educação para garantir a equidade na distribuição dos recursos. “Dificilmente, você encontra pessoas negras e indígenas discutindo financiamento. As pessoas precisam deixar de ser apenas objeto da política e se tornar os sujeitos da política”, afirmou, sublinhando a importância de compreender as dinâmicas de financiamento.
Ela ressaltou que o financiamento deve promover equidade e induzir mudanças no comportamento dos gestores. “Financiamento não é apenas um dinheiro para cobrir contas como luz e água. Precisamos vê-lo como um indutor de mudança nas instituições”, detalhou.
O seminário continuará ao longo da terça-feira, oferecendo aos participantes a oportunidade de compartilhar experiências sobre o uso de recursos em suas redes e escolas e propor novos planos de ação focados na promoção da equidade educacional.
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