quarta-feira, janeiro 15, 2025
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MEC e MinC Unem Forças para Promover Ações Conjuntas em Educação e Cultura

Educação e Cultura se Unem em Parceria Histórica com Foco em Escolas de Tempo Integral e Universidades

Na última quarta-feira, 4 de dezembro, um marco significativo foi registrado no campo da educação no Brasil com a assinatura de dois acordos de cooperação técnica entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC). Os acordos visam promover a educação e a cultura nas escolas de tempo integral e universidades, reconhecendo a importância da interação entre saberes acadêmicos e culturais.

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, destacou durante a cerimônia de assinatura que essa parceria é fundamental para melhorar a educação básica e aumentar a permanência dos estudantes nas instituições de ensino. “Estamos concretizando uma parceria importante que vai além do horário ampliado. A educação integral deve conectar crianças e jovens com múltiplas experiências humanas, emocionais, cognitivas, sociais e culturais. Isso enriquece a visão de mundo e promove transformações sociais”, afirmou Santana.

O primeiro acordo assinado entre as pastas garante ações de reconhecimento das culturas populares na educação formal, permitindo a inserção de mestres e mestras da cultura nas práticas educacionais. Esta inclusão é vista como um passo importante para a valorização do conhecimento cultural na formação dos alunos e contribuirá para o fortalecimento da rede de equipamentos culturais nas universidades federais.

Margareth Menezes, ministra de Estado da Cultura, enfatizou a necessidade de promover uma presença mais forte da cultura nas escolas, destacando que “quando ações de cultura chegam a uma escola, promovem uma transformação profunda não só nos estudantes, mas também em toda a comunidade”. Essa visão é compartilhada por diversos educadores, que entendem a arte como uma ferramenta vital para a educação, promovendo não apenas o conhecimento técnico, mas também valores como identidade, solidariedade e empatia.

O investimento inicialmente previsto é de R$ 8 milhões a partir de 2025, com a expectativa de levar iniciativas culturais a cerca de dez universidades federais. Além disso, o MEC dedicará mais 10 milhões em 2025 para fomento às atividades artístico-culturais em escolas que ofereçam jornada escolar em regime de tempo integral.

O segundo acordo assinado entre o MEC, o MinC e a Fundação Itaú para Educação e Cultura visa gerar estudos que evidenciem o impacto positivo da arte e da cultura no desempenho acadêmico e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, ressaltou a necessidade de fundamentar essa visão através de pesquisa científica, visando combater desigualdades e demonstrar os benefícios da união entre educação e cultura.

Juntos, os dois acordos não apenas aspiram a transformar o cenário educacional, mas também a fortalecer a identidade e a inclusão social, permitindo que as novas gerações carreguem consigo não apenas um diploma, mas um legado cultural rico e diversificado.

Perguntas Frequentes sobre a Parceria entre o MEC e o MinC

  1. Qual é o objetivo principal dos acordos de cooperação técnica assinados?

    • O objetivo é articular e promover a educação e cultura nas escolas de tempo integral e universidades, reconhecendo e incorporando saberes da cultura popular na educação formal.
  2. Como os mestres da cultura serão integrados na educação formal?

    • Através da inserção desses profissionais nas escolas, onde poderão compartilhar conhecimentos e experiências culturais com os alunos, enriquecendo o aprendizado e promovendo a valorização da cultura local.
  3. Qual o investimento previsto para a implementação dessas ações?

    • Está previsto um investimento de R$ 8 milhões a partir de 2025 para levar essas iniciativas a cerca de dez universidades federais, além de 10 milhões destinados para escolas com jornada escolar em tempo integral.
  4. Qual é a expectativa em relação ao impacto da arte e da cultura na educação?

    • Espera-se que a promoção dessas atividades impacte positivamente o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, melhorando o desempenho acadêmico e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
  5. Que tipo de estudos será realizado para avaliar os impactos da arte na educação?
    • O MEC e a Fundação Itaú desenvolverão estudos para gerar evidências sobre como atividades artístico-culturais influenciam positivamente o desempenho acadêmico e a trajetória escolar dos alunos, ajudando a preencher lacunas no conhecimento atual sobre o assunto.

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