quarta-feira, janeiro 15, 2025
HomeGovernoMEC Introduz Nova Extensão Focada em Educação Étnico-Racial e Quilombola

MEC Introduz Nova Extensão Focada em Educação Étnico-Racial e Quilombola

Lançamento de Curso de Extensão em Educação Étnico-Racial e Quilombola Promete Inclusão nas Escolas Públicas

No dia 5 de dezembro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) será o local de lançamento de um importante curso de extensão, intitulado “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. O evento, que busca promover práticas de ensino inclusivas e antirracistas, ocorrerá no Campus Santo Antônio e contará com a presença de autoridades educacionais, incluindo o reitor da UFSJ, Marcelo de Andrade, e Wilma Coelho, diretora da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial do Ministério da Educação (MEC).

O curso é destinado a professores e gestores de escolas públicas de todo o Brasil e é fruto de uma parceria entre a UFSJ, a Secretaria de Educação Continuada do MEC e a Universidade Aberta do Brasil. Essa iniciativa faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), e visa criar um ambiente escolar mais inclusivo, enfatizando a relevância do ensino que alvo de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas.

O curso contempla quatro módulos que totalizam 120 horas de formação, com aulas oferecidas na modalidade de educação a distância (EaD). Os temas abordados incluem o panorama étnico-racial e quilombola do Brasil, práticas pedagógicas antirracistas e gestão democrática na diversidade. Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver projetos educacionais que valorizem as tradições e culturas quilombolas.

Além de ser um passo significativo para a inclusão da diversidade étnico-racial nas escolas, este curso também aprimora a implementação do artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições educacionais. A formação busca não apenas conscientizar educadores sobre a importância desses conteúdos, mas também preparar os profissionais para que possam estimular um aprendizado mais rico e culturalmente relevante entre os alunos.

A abertura do lançamento será transmitida ao vivo pelo canal TV UFSJ no YouTube, permitindo que educadores de todo o país possam acompanhar o evento e se engajar nas discussões sobre educação inclusiva.

Perguntas Frequentes:

  1. Qual é o objetivo do curso de extensão em Educação Étnico-Racial e Quilombola?

    • O objetivo do curso é promover práticas pedagógicas inclusivas, antirracistas e ensinar sobre culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas públicas, contribuindo para a formação de um ambiente educacional mais diverso e respeitoso.
  2. Quem pode participar desse curso?

    • O curso é destinado a professores e gestores de escolas públicas de todo o Brasil, interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas e entender melhor a educação para as relações étnico-raciais.
  3. Como será a metodologia do curso?

    • O curso será realizado na modalidade de educação a distância (EaD) e terá quatro módulos, totalizando 120 horas. As atividades serão desenvolvidas através do Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes.
  4. Quais temas serão abordados ao longo do curso?

    • Os temas incluem o panorama étnico-racial e quilombola brasileiro, interculturalidade, educação antirracista, e gestão democrática para a diversidade, entre outros.
  5. Onde o lançamento do curso será realizado e como posso acompanhar?
    • O lançamento ocorrerá na Universidade Federal de São João del-Rei, e será transmitido ao vivo pelo canal TV UFSJ no YouTube, permitindo a participação de educadores de todo o país.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments