MEC inicia Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares
No dia 18 de março de 2025, o Ministério da Educação (MEC) deu início ao Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, uma iniciativa que visa a formação contínua de profissionais das secretarias estaduais e municipais de educação. Este curso, desenvolvido em parceria com oito universidades federais, disponibiliza 3.200 vagas para diretores de todo o Brasil, reforçando o compromisso do MEC com a qualificação da gestão escolar e a melhoria da educação pública.
A aula inaugural do curso será transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, onde especialistas e autoridades do MEC discutirão a importância dessa iniciativa. Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica, enfatizou que a formação de diretores escolares é vital para o fortalecimento da gestão e a qualidade da educação. O curso promete impactar diretamente a formação das lideranças escolares, refletindo na educação dos alunos nas escolas públicas.
O curso terá uma carga horária total de 210 horas, distribuídas em 20 semanas, com aulas semanais síncronas e atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem. As aulas serão conduzidas pelas universidades federais de São Carlos (UFSCar), Fluminense (UFF), Goiás (UFG), do Rio Grande (FURG), do Piauí (UFPI), do Oeste do Pará (UFOPA), do Paraná (UFPR) e da Paraíba (UFPB). O curso faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação, conhecido como Proditec.
O curso está organizado em dez salas de aprendizagem, abordando temas essenciais para a gestão escolar, como a mentoria de diretores, a relação entre saber e aprendizagem, cidadania digital, e a comunicação no ambiente escolar, entre outros. O programa Proditec, instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, busca contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes e estimular o compartilhamento de boas práticas.
Para 2025, o MEC planeja expandir o programa, com a inclusão de mais 30 universidades federais e a oferta de mais de 15 mil vagas, totalizando investimentos superiores a R$ 30 milhões. No ano anterior, mais de R$ 10 milhões foram investidos na formação de diretores escolares e técnicos das secretarias.
A iniciativa é uma resposta do MEC à necessidade de aprimorar a formação e a gestão nas escolas públicas, tornando-as mais eficientes e preparadas para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Perguntas Frequentes:
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Quem pode se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares?
- O curso é destinado a diretores escolares e profissionais das secretarias estaduais e municipais de educação, com 3.200 vagas disponíveis para todos os estados do Brasil.
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Qual é a carga horária e a duração do curso?
- O curso tem uma carga horária de 210 horas, divididas em 20 semanas, levando em consideração aulas síncronas e atividades assíncronas.
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Como as aulas serão ministradas?
- As aulas serão oferecidas em um ambiente virtual de aprendizagem, com um formato que combina aulas ao vivo (síncronas) e materiais que podem ser acessados a qualquer momento (assíncronos).
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Quais temas serão abordados no curso?
- O curso abordará tópicos como mentoria de diretores, cidadania digital, gestão escolar, comunicação no ambiente escolar, entre outros, totalizando dez áreas de aprendizagem.
- Qual é o investimento do MEC na formação de diretores escolares?
- Em 2024, o MEC investiu mais de R$ 10 milhões na formação de diretores e técnicos das secretarias de educação, e para 2025, está previsto um investimento superior a R$ 30 milhões com a expansão do programa para mais de 15 mil vagas.