Ministro da Educação Camilo Santana Lança Programa “FNDE Chegando Junto” em Roraima
No dia 18 de março de 2025, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou Roraima para implementar o projeto “FNDE Chegando Junto”, uma iniciativa focada na escuta ativa e assistência técnica às redes de ensino, especialmente em áreas que mais necessitam de apoio. O evento marca um passo importante na promoção da educação no estado, que é um dos mais desafiadores em termos de infraestrutura e recursos educacionais.
Durante a manhã, a comitiva do Ministério da Educação (MEC) apresentou aos representantes das redes estaduais e municipais de ensino a proposta do FNDE. O objetivo é melhorar a assistência técnica e financeira, oferecendo informações sobre programas e projetos desenvolvidos pela autarquia. A proposta inclui informações sobre como os entes federativos podem aderir a iniciativas como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação.
Santana enfatizou a importância da escuta ativa, que permitirá ao FNDE adaptar suas ações às necessidades locais. A interação com as comunidades escolares é vital para a construção coletiva de uma educação de qualidade. “Queremos ouvir vocês, entender suas demandas e trabalhar juntos para que a educação em Roraima melhore”, ressaltou o ministro.
À tarde, o ministro deu posse à reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Nilra Jane Filgueira Bezerra, que inicia seu segundo mandato à frente da instituição, a qual atende mais de seis mil estudantes em cinco campi e oferece 80 cursos.
O evento também contou com a presença de lideranças indígenas e representantes do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), evidenciando a preocupação do MEC em incluir a diversidade étnica e cultural nas políticas públicas educacionais. Na oportunidade, foi reinaugurada a Escola Estadual Indígena José Aleixo Angelo, reforçando o compromisso com a educação indígena na região.
Além disso, o governo federal anunciou investimentos de R$ 21 milhões para o IFRR até 2026, dos quais R$ 4,6 milhões já foram repassados. Parte desses recursos será destinada à construção de um novo campus no município de Rorainópolis, que atenderá aproximadamente 1.400 estudantes.
O projeto “FNDE Chegando Junto” já foi implementado em outras regiões, como Amapá e Marajó, onde a resposta foi positiva. Em Roraima, espera-se que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria da educação, especialmente nas comunidades étnicas como Ye’kwana e Yanomami.
Perguntas e Respostas Sobre o “FNDE Chegando Junto”
1. O que é o projeto “FNDE Chegando Junto”?
O "FNDE Chegando Junto" é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa melhorar a assistência técnica e financeira às redes de ensino, especialmente nas áreas mais necessitadas, por meio da escuta ativa e interação com as comunidades escolares.
2. Quais são os principais objetivos do FNDE?
Os principais objetivos incluem fornecer informações sobre programas e projetos educacionais, facilitar o acesso a recursos financeiros e promover a capacitação e assistência técnica às redes de ensino.
3. Como o FNDE se comunica com as comunidades escolares?
A proposta inclui uma abordagem de escuta ativa, onde o FNDE irá ouvir as demandas e necessidades das comunidades e redes estaduais e municipais de ensino para adaptar suas ações e melhorar a assistência educacional.
4. Quais são os investimentos anunciados para o IFRR?
O governo federal anunciou um investimento total de R$ 21 milhões para o IFRR até 2026, com R$ 4,6 milhões já repassados, visando melhorias na infraestrutura e construção de um novo campus.
5. Como o projeto afetará as populações indígenas em Roraima?
O projeto se compromete a incluir a diversidade étnica e cultural nas políticas públicas educacionais, priorizando a educação indígena e promovendo interações com lideranças indígenas para adaptar o ensino às suas necessidades específicas.