Educação Híbrida Marcará Inovação na Formação de Professores no Brasil
No dia 18 de março, um webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e especialistas da área educacional deu início ao curso "Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas". A formação é destinada a mil professores do ensino médio público de diversas partes do Brasil, e representa um marco na capacitação dos educadores em práticas que extrapolam as paredes da sala de aula.
A educação híbrida, conforme explicado pelos representantes do MEC, não se limita apenas ao uso de tecnologia. Ela visa integrar diferentes espaços educacionais, potencializando o acesso dos estudantes a conteúdos virtuais. Entre as palestrantes do evento, Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, enfatizou a importância da formação de qualidade. "Nunca houve um curso de educação híbrida para professores da educação básica, e estamos começando pelo ensino médio. Depois, poderemos contemplar o ensino fundamental", afirmou.
O curso, que é o primeiro do país voltado para a educação híbrida, será oferecido de forma remota, utilizando metodologias que exigem encontros presenciais, criando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e interativa. Com uma carga horária total de 80 horas, o curso terá 72 horas virtualmente e 8 horas presenciais, com um encontro em cada estado da federação e no Distrito Federal.
A formação acontecerá entre 18 de março e 15 de agosto e abordará temas como a utilização de ferramentas digitais e a elaboração de plano de aula na perspectiva da educação híbrida. Um documento guia, intitulado “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas”, servirá como suporte para os educadores durante as aulas.
A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), a qual o curso é parte, tem como objetivo promover práticas inovadoras no setor educacional no Brasil. A iniciativa demonstra um compromisso do MEC com a recuperação das aprendizagens e com a inclusão de professores de diversas realidades, incluindo aqueles que atuam em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Em sua mensagem final, Ig Ibert Bittencourt, fundador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais, destacou a importância da diversidade entre os participantes do curso. "A oportunidade que temos, potencializada pela educação híbrida, é de conhecer diferentes realidades e formas de lidar com nossos estudantes", enfatizou.
Perguntas Frequentes sobre o Curso de Educação Híbrida
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O que é educação híbrida?
A educação híbrida combina abordagens presenciais e digitais de ensino, oferecendo espaço para práticas pedagógicas diversificadas que extrapolam a sala de aula tradicional. -
Qual é o público-alvo do curso de formação?
O curso é destinado a aproximadamente mil professores do ensino médio público de diversas localidades do Brasil. -
Quando e quanto tempo durará a formação?
A formação ocorrerá entre 18 de março e 15 de agosto, com uma carga horária total de 80 horas, sendo 72 horas virtuais e 8 horas presenciais. -
Quais tópicos serão abordados neste curso?
Os conteúdos incluem o uso de ferramentas digitais, elaboração de planos de aula híbridos e a integração da educação híbrida dentro da comunidade escolar. - Como será a dinâmica do curso?
O curso será conduzido de maneira interativa, incorporando atividades práticas, encontros presenciais e utilização de uma plataforma digital especificamente projetada para oferecer um aprendizado dinâmico e envolvente.