O Ministério da Educação (MEC) promoveu, entre os dias 1º e 3 de setembro, um encontro com universidades parceiras do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa visa fortalecer a formação continuada dos profissionais que atuam na educação infantil, com foco no desenvolvimento da leitura, escrita e linguagem oral das crianças da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos.
O evento contou com a participação de representantes universitários, gestores e especialistas para discutir experiências e atualizar estratégias de letramento, criando um espaço de reflexão sobre metodologias que respeitem as particularidades de cada faixa etária e que reforcem a rede de profissionais dessa etapa educacional.
Na abertura, transmitida pelo canal do MEC no YouTube, estiveram presentes o secretário substituto de Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier; o coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Mendes; a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Luna; e a secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.
Rita Esther enfatizou que “o compromisso é oferecer uma formação continuada que atenda às necessidades de todos os territórios do Brasil. Esta política impacta mais de 200 mil professores, ressaltando a importância de sua implementação de forma colaborativa”.
O Pro-LEEI está estruturado em três eixos: gestão e governança; formação de profissionais da educação; e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para a educação infantil. O objetivo é realizar ações de formação continuada que ampliem e consolidem os saberes dos educadores da primeira infância.
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