domingo, setembro 7, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMesa temática do Conselhão discute participação do Brasil na COP 30

Mesa temática do Conselhão discute participação do Brasil na COP 30

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, organizou nesta terça-feira (5) uma mesa temática sobre os preparativos do Brasil para a COP 30, que acontecerá em novembro deste ano em Belém (PA). O debate ocorreu durante a 5ª Reunião Plenária do colegiado e contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, além de ministros de Estado e conselheiros.

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também denominada COP 30, está agendada para os dias 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém. Durante o evento, Janja, enviada especial das Mulheres na COP 30, destacou a importância da igualdade de gênero na agenda climática, defendendo uma atuação resiliente das mulheres. “A questão de gênero interage com todos os objetivos da COP 30. Nós, mulheres, não apenas enfrentamos impactos desiguais das mudanças climáticas, mas somos promotoras de resiliência”, afirmou. Ela enfatizou o desafio de fazer com que a agenda de ação supere desigualdades em áreas como saneamento, água potável, moradia digna, alimentos e saúde, tanto no Brasil quanto globalmente.

O embaixador André Corrêa do Lago ressaltou o potencial da conferência para destacar o Brasil como um exemplo em soluções sustentáveis. “Com a COP no Brasil, o presidente Lula está trazendo o mundo para conhecer uma série de soluções que podem ser implementadas em comércio, agricultura e energia. O Brasil atrairá a atenção global para suas iniciativas que muitos países desejam entender e replicar”, destacou.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também participou do debate e enfatizou que os povos da Amazônia têm muito a contribuir para as discussões da COP. “Aqueles que forem a Belém poderão perceber que a Amazônia possui seus próprios ecossistemas e desafios, e os povos indígenas, com suas práticas de bem viver em harmonia com a floresta, têm muito a ensinar ao mundo”, afirmou.

Por fim, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, subrayou a relevância da participação social nas discussões da COP: “A COP já está em andamento. Os movimentos sociais, a juventude e o mundo do trabalho já estão dialogando, entre muitos outros setores”, concluiu.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments