Meta Quest pode adotar tecnologia de rastreamento facial nos seus futuros dispositivos VR

Apesar das críticas recebidas pelo recurso EyeSight do concorrente Apple Vision Pro, a Meta parece estar planificando um caminho semelhante para os seus futuros dispositivos de realidade virtual (VR). Uma patente recém-descoberta sugere que a companhia detentora da Oculus está trabalhando no desenvolvimento de sensores capazes de captar as expressões faciais dos usuários, potencializando a imersão e a interatividade social dentro do ambiente virtual.

Conforme indicações do documento, intitulado “Sensores incorporados em headsets de realidade imersiva para habilitar a presença social”, a Meta estaria explorando um sistema que utiliza aprendizado de máquina para correlacionar alterações no rosto a expressões detalhadas, aplicando-as posteriormente em avatares digitais.

Esta inovação poderia representar um salto qualitativo considerável na maneira como interagimos em jogos e aplicativos de VR, ampliando as possibilidades de comunicação não verbal e dialeticamente enriquecedora entre os usuários de plataformas como VRChat. Saiba mais sobre essa discussão em nosso artigo completo.

Leia mais e não perca as últimas novidades do universo da tecnologia e VR no TecMania.

Sobre Alan 10023 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.